Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

É preciso realizar leilão de reserva de capacidade anualmente, afirma diretor-geral do ONS

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Marcio Rea, afirmou nesta segunda-feira, 8, que seria necessário realizar um leilão de reserva de capacidade por ano para que se dê conta de atender a demanda de crescimento de geração de energia limpa no Brasil e se aumente a confiança e operabilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN).

"Se você me perguntar, de zero a dez, qual é a necessidade para realizar leilões de reserva, eu respondo que é dez. Inclusive, seria necessário que ele fosse realizado todos os anos", afirmou ele, durante evento em Brasília.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O diretor-geral explicou que o problema da insegurança energética no sistema se agrava no fim da tarde, quando a geração solar cai abruptamente e a demanda aumenta, criando uma situação que, segundo ele, "está cada vez mais difícil de administrar".

Rea disse que o leilão de reserva realizado em 2026 trouxe "alívio" para o setor, mas que não foi o suficiente para atender à crescente da geração solar e eólicas no Brasil. "Não é o ideal ainda. Precisamos de mais. Ainda temos que dar um passo gigantesco para tentar melhorar essa questão de potência e a confiabilidade do sistema."

Operação teste no fim de semana O ONS acionou, no sábado, pela primeira vez, um plano emergencial para cortar a geração de energia no Brasil. Pelo acompanhamento do Operador, o País passaria por risco de pane no SIN caso o excesso de geração fosse enviado ao sistema sem a demanda necessária para o escoamento. Segundo o diretor, a medida foi um teste para futuras necessidades e estratégias de atuação do ONS caso não haja o aumento da capacidade do Brasil de regular os picos de geração e consumo em horários distintos no País. "Essa foi a primeira vez em que a gente fez essa operação. E, graças a Deus, nós conseguimos manter o sistema estável. Essa é uma preocupação constante que olharemos a todo momento", disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV