Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Consumo de energia no País tem 2ª queda consecutiva e recua 2,3% em março, diz EPE

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O consumo nacional de energia elétrica registrou 48.886 gigawatts-hgora (GWh) em março, queda de 2,3% na comparação com março de 2025, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Esta foi a segunda retração mensal consecutiva. O movimento foi observado em todas as classes de consumo: residencial (-2,6%), industrial (-1,3%), comercial (-0,4%) e outros (-6,4%), puxada principalmente pela influência do consumo rural.

A queda do consumo energético industrial foi a quinta consecutiva, e foi puxada pelo recuo em 22 dos 37 setores monitorados pela autarquia, com a metalurgia se destacando, com retração 7,9% do consumo em março. Já a queda do consumo residencial foi explicada por condições climáticas mais amenas, enquanto o setor comercial teve a menor retração, refletindo o desempenho mais contido do comércio e também o clima mais ameno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

No recorte regional, Norte (+9,0%), Nordeste (+0,4%) e Centro-Oeste (+0,2%) registraram alta no consumo, enquanto Sul (-1,7%) e Sudeste (-5,5%) apresentaram contração. No acumulado de 12 meses, o consumo nacional atingiu 566.242 GWh, sem variação relevante ante igual período anterior, indicando estabilidade no horizonte mais longo, apesar das quedas recentes.

Pelo ambiente de contratação, o mercado livre (ACL) respondeu por 44,8% do consumo em março de 2026, com 21.887 GWh. Na comparação com março de 2025, o consumo no ACL cresceu 2,4% e o número de consumidores avançou 23,6%. O Norte liderou a expansão do consumo no mercado livre (+12,5%) e também teve o maior aumento de consumidores livres (+37,4%).

Já o mercado regulado das distribuidoras (ACR) manteve a maior parcela do consumo, com 26.999 GWh (55,2% do total), mas registrou queda de 5,8% no consumo em março de 2026, apesar do aumento de 1,7% no número de consumidores. No ACR, apenas o Norte teve alta de consumo (+5,8%), enquanto o Centro-Oeste apresentou o maior crescimento de consumidores cativos (+2,3%).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A autarquia destacou também o avanço da migração para o mercado livre desde a abertura para todos os consumidores do grupo A (alta tensão), em janeiro de 2024, prevista na portaria do MME 50/2022. Desde então, foram 26 mil migrações em 2024 e outras 19 mil em 2025.

"Com base no relatório de migração para o ACL da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), referente a março de 2026, a estimativa é de que quase 10 mil consumidores migrem para o mercado livre ao longo de 2026", informou a EPE.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV