Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Axia informa que Usina Hidrelétrica de Colíder deixou estado de 'alerta'

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A Axia Energia (antiga Eletrobras) informou na manhã desta segunda-feira, 23, que a Usina Hidrelétrica de Colíder deixa oficialmente o estado de "alerta" e retorna ao de "atenção", após análises técnicas confirmarem que as intervenções realizadas foram eficazes para solucionar a condição que havia motivado o estado de "alerta". Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa informa que iniciará nesta segunda o reenchimento do reservatório de forma gradual e controlada, priorizando a segurança das pessoas e do meio ambiente.

O processo inclui monitoramento permanente das condições estruturais, da qualidade da água e da fauna, além de comunicação com as comunidades locais. O procedimento foi autorizado pelos órgãos competentes após a análise do respectivo plano de ação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A empresa lembra que, em ordem crescente de criticidade, os quatro níveis possíveis de segurança são classificados como "normal", "atenção", "alerta" e "emergência".

Em maio de 2025, a Axia adquiriu a usina, que estava no estado de "atenção", da Companhia Paranaense de Energia (Copel). "Naquele momento, a companhia iniciou a adoção de medidas que visavam alterar o nível de segurança para "normal", incluindo a realização de inspeção de segurança por especialistas da Axia Energia e por board externo de consultores para definição e implementação de plano de ação com esse objetivo", afirma.

Em agosto de 2025, após a ocorrência de problemas em alguns drenos, o empreendimento passou do nível de "atenção" para o de "alerta". Desde então, ressalta, a empresa contratou estudos técnicos e especialistas para aprofundar o diagnóstico da estrutura. Preventivamente, diz, realizou-se o deplecionamento controlado do reservatório e foram implementadas ações de campo para evitar impactos ambientais e sociais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a empresa, as intervenções recomendadas a partir desse diagnóstico foram executadas e concluídas em novembro de 2025, quando a empresa passou a realizar novos testes e monitoramentos para avaliar a adequação das medidas adotadas, as quais se confirmaram eficazes, permitindo que o nível de segurança seja agora alterado de "alerta" para "atenção".

"A Axia Energia seguirá realizando monitoramento e trabalhos complementares com o objetivo de restabelecer a usina ao nível de segurança 'normal'. Essas ações reforçam a prioridade da Axia Energia com a segurança das pessoas, do meio ambiente e de seus ativos", diz a companhia.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV