Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Sonda espacial da China pousa com sucesso em lado oculto da Lua

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A sonda espacial chinesa Chang'e-6 pousou com sucesso no lado oculto da Lua no sábado, 1º de junho, para coletar amostras de solo e rochas que podem fornecer informações sobre a região menos explorada do corpo celeste. O módulo pousou em uma enorme cratera conhecida como 'Bacia Aitken', no polo sul lunar, informou a agência estatal Xinhua.

A missão é a sexta do programa de exploração lunar Chang'e, em homenagem a uma deusa lunar chinesa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

É o segundo projetado para trazer amostras, depois do Chang'e 5, que o fez do lado próximo em 2020.

O módulo de pouso usará um braço mecânico e uma broca para coletar até 2 kg de material da superfície e do subsolo durante cerca de dois dias.

Um dispositivo no topo do módulo de pouso transportará as amostras em um recipiente de metal a vácuo para outro módulo de pouso orbitando a Lua.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O contêiner será transferido para uma cápsula que retornará à Terra nos desertos da região da Mongólia, por volta de 25 de junho.

As missões para o outro lado da Lua são mais difíceis porque se concentram em uma área que não está voltada para a Terra, exigindo um satélite retransmissor para manter as comunicações. Além disso, o terreno é mais acidentado e há menos áreas planas para pousar.

O programa lunar faz parte de uma rivalidade crescente com os Estados Unidos - que continua a ser o líder na exploração espacial - e outros países, como o Japão e a Índia. A China lançou em órbita a sua própria estação espacial e envia regularmente tripulações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A China planeja colocar uma pessoa na Lua antes de 2030, tornando-se a segunda nação depois dos Estados Unidos a fazê-lo.

Os Estados Unidos planejam enviar astronautas à Lua novamente, pela primeira vez em mais de 50 anos, embora a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) tenha adiado a data planejada para 2026 no início deste ano.

As tentativas dos EUA de usar foguetes do setor privado para lançar espaçonaves enfrentaram repetidos atrasos. Problemas informáticos impediram o lançamento planejado do primeiro voo de astronauta da Boeing no sábado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um bilionário japonês cancelou o plano de orbitar a Lua devido à incerteza sobre o desenvolvimento de um mega foguete pela SpaceX.

A Nasa planeja usar o foguete para enviar seus astronautas à Lua. /AP.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV