Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Prefeitura de Ilhabela adia início da cobrança de taxa para turistas

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A prefeitura de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, adiou o início da cobrança da taxa de preservação ambiental (TPA) para turistas, que estava prevista para começar na próxima quinta-feira, 22. Ainda não há uma nova data para o início da cobrança.

A gestão do município considerou que a plataforma de cobrança ainda está em fase de ajustes técnicos e operacionais. O prefeito de Ilhabela é Toninho Colucci, do PL.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A cobrança será eletrônica. Carros de passeio comuns serão taxados em R$ 48 quando deixarem a ilha - outros valores serão cobrados para diferentes veículos (veja os valores abaixo). Veículos emplacados em Ilhabela ou São Sebastião, cidade mais próxima da ilha, não serão cobrados.

Segundo a prefeitura, a TPA é um instrumento criado "para apoiar ações de conservação, manutenção e preservação do patrimônio natural da cidade". No site oficial, a prefeitura afirma que o objetivo da cobrança é "garantir que moradores e visitantes possam desfrutar de uma cidade mais limpa, organizada e sustentável".

A justificativa para a cobrança no projeto de lei menciona ainda "queda acentuada na arrecadação de royalties do petróleo e a consequente necessidade de readequação orçamentária da Administração Pública Municipal, com a imposição de medidas de contingenciamento".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A TPA passou a ser cobrada em 2007, mas foi suspensa em 2020, durante a pandemia. O projeto de lei para o retorno da cobrança da taxa ambiental foi proposto pela prefeitura e aprovado pela Câmara de Vereadores em setembro de 2025.

A tarifa deveria ter sido reiniciada em dezembro, mas o Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontou irregularidades na licitação para definir a empresa que faria a cobrança. O edital passou por ajustes e a licitação foi refeita.

Os valores serão cobrados conforme o tipo de veículo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

- Para motocicletas: R$ 10;

- Para veículos (carros de passeio, utilitários e kombi): R$ 48;

- Para vans: R$ 70;

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

- Para caminhões: R$ 70;

- Para micro-ônibus: R$ 100;

- Para ônibus: R$ 140.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os motoristas também terão que arcar com o custo da travessia de balsa de São Sebastião até Ilhabela. Para carros de passeio, a tarifa fica entre R$ 19 e R$ 28,50, a depender do horário e do dia da semana. A balsa opera 24 horas por dia. O pagamento é feito apenas na ida.

Além de Ilhabela, outras cidades do litoral paulista, como Ubatuba, São Sebastião e Guarujá, também cobram a TPA.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV