Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
31 DE JULHO

Por que hoje é o Dia Nacional do Vira-Lata?

Data busca incentivar a adoção responsável e o não abandono de cães e gatos sem raça definida

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Por que hoje é o Dia Nacional do Vira-Lata?
Autor Foto: Pixabay

Em 31 de julho é celebrado o Dia Nacional do Vira-Lata, com o objetivo de incentivar a adoção responsável e o não abandono de cães e gatos sem raça definida. A data também foi criada para combater o estigma sobre esses animais, por muito tempo considerados inferiores e vítimas frequentes de maus-tratos.

Com características, tamanhos e aparências diversas devido à mistura de raças, os vira-latas são os preferidos dos brasileiros. Segundo pesquisa recente da consultoria Quaest, 32% dos cães de companhia no País não têm raça definida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Autoridades orientam que a adoção deve ser feita com responsabilidade. O tutor deve estar disposto a cuidar da saúde e do bem-estar do animal ao longo de toda a sua vida, oferecendo alimentação, vacinas e atendimento veterinário, além de carinho e companhia.

Por muito tempo, o termo vira-lata foi usado de forma pejorativa em referência a cães e gatos que vivem nas ruas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2022 havia cerca de 30 milhões de animais abandonados no Brasil.

Devido às condições de maus-tratos, muitos desses animais acabam adquirindo traumas, já que na rua estão expostos a sofrimento físico e psicológico, além do risco de doenças e falta de alimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para alcançar níveis ideais de bem-estar, a OMS considera fundamental que o animal possa expressar seu comportamento natural livre de medo e estresse, e que não passe fome ou sede e não se exponha a dores, desconfortos, doenças e lesões.

Desde 1998, a lei brasileira considera crime o abandono e abusos contra animais, com pena de detenção de até 1 ano e multa.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV