Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
CORONAVÍRUS

Pesquisador diz que Brasil já enfrenta 2ª onda da Covid-19

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Pesquisador diz que Brasil já enfrenta 2ª onda da Covid-19
Autor Foto: Lindsey Wasson/Reuters

De acordo com Domingos Alves, pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), "o Brasil já está na segunda onda de Covid-19".

Alves, que é responsável pelo Laboratório de Inteligência em Saúde (LIS) da USP, tem analisado por oito meses os dados sobre os casos de covid-19 no país. Segundo a avaliação do pesquisador, o Brasil, assim como os Estados Unidos e a Europa, uma nova onda de contaminação é baseada na evolução da taxa de reprodução (Rt) do coronavírus, que mostra que a pandemia retornou a crescer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Este índice é baseado no crescimento de novos casos, se tornando possível saber quantas pessoas são infectadas por alguém que já está com a doença.

Se a taxa estiver acima de 1, isso indica que a pandemia está aumentando. Quando está abaixo, mostra que a pandemia está perdendo intensidade.

Na segunda-feira (16), o Brasil apresentou uma taxa de 1,12, conforme o Observatório de Síndromes Respiratórias da Universidade Federal da Paraíba. Ou seja, 100 pessoas irão contaminar outras 112, que contaminarão outras 125. Desta forma, a epidemia no país tende a crescer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta data, a taxa de reprodução estava acima de 1 em 20 estados (Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins) e no Distrito Federal.

Entretanto, a situação era mais crítica no Paraná, onde o índice era de 1,62. Em Santa Catarina a Rt se encontra acima de 1 há mais tempo: desde 14 de outubro.

O Brasil está com a média móvel da Rt acima de 1 desde o dia 11 de novembro. A taxa não ultrapassava esse patamar desde o dia 10 de agosto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, após três meses de contração, a pandemia voltou a crescer no país, caracterizando a segunda onda, de acordo com Alves.

Com informações; G1.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV