Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
DEBATE E SAÚDE

OMS recomenda consumo de margarina em vez manteiga; entenda

Os alimentos não dividem apenas o espaço nas prateleiras, como também a opinião das pessoas sobre qual opção mais saudável

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

OMS recomenda consumo de margarina em vez manteiga; entenda
Autor Imagem Ilustrativa - Foto: Freepik

A manteiga e a margarina não dividem apenas o espaço nas prateleiras, como também a opinião das pessoas sobre qual opção seria a mais vantajosa à saúde. Em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou a substituição de manteiga e derivados de animais por óleos vegetais. Essa recomendação acaba, inclusive, refletindo sobre o consumo da manteiga em relação à margarina.

Isso se deve pois, antigamente, a composição da margarina contava com a presença de gordura trans, devido ao processo de hidrogenação industrial. Entretanto, a Anvisa, por meio da Resolução RDC 632/2022, restringiu o uso desse tipo de gordura, principalmente pelos riscos à saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- LEIA MAIS: Com previsão de 43°C, médico alerta para cuidados com a saúde no calor

Dessa forma, a composição da margarina, atualmente, não contém mais esse tipo de gordura. A nova configuração da margarina conta com a presença de gorduras insaturadas com adição de fitoesteróis, sendo, portanto, mais vantajosa à saúde. A gordura insaturada representa o tipo de gordura saudável, enquanto os fitoesteróis apresentam efeito antioxidante no organismo.

A manteiga, por sua vez, continua com alto teor de gorduras saturadas, já que conta com creme de leite como principal ingrediente. A Sociedade Brasileira de Cardiologia, inclusive, já alerta quanto ao consumo desse tipo de gordura pelos seus riscos à saúde cardiovascular.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, estudos recentes analisaram ambas as composições e as conclusões apontam que a margarina pode, sim, ser considerada superior à manteiga, no valor nutricional.

A nutricionista Thaiz Brito alerta que, independente de boa ou ruim, a ingestão de gorduras deve ser controlada, sempre. Portanto, seja a manteiga ou margarina, o ideal é que seja consumido em baixas quantidades.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte: Metrópoles.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV