Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Nome de futura estação da Linha 6 do Metrô é alterado

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O governo de São Paulo decidiu alterar o nome da futura Estação 14 Bis, da Linha 6-Laranja do Metrô, para 14-Bis-Saracura. A mudança atende a uma demanda apresentada pelo Movimento Saracura. Durante as obras na região central da capital, foram encontrados resquícios arqueológicos do antigo Quilombo Saracura.

Conforme a concessionária Linha-Uni, responsável pela nova linha de metrô, já foram resgatados e catalogados mais de 20 mil itens, entre louças, cerâmicas, metais e peças de vestuário, que ajudam a contar a história do antigo Quilombo Saracura, um dos maiores de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

As obras da estação de metrô estão concentradas em seis terrenos nas imediações da Praça 14 Bis, incluindo o da antiga quadra da escola de samba Vai-Vai. O sítio arqueológico foi identificado em abril de 2022 em um perímetro dentro da obra. Os ativistas reivindicam ainda a mudança do nome da estação para "Saracura/Vai-Vai", a fim de marcar a história negra e a presença da escola de samba na região do Bixiga.

Para Frei David, fundador da Educafro, entidade que busca ampliar a inclusão de negros no ensino superior, a mudança do nome da estação é um sinal de "democracia ética".

"O apagamento da história do povo negro na cidade de São Paulo e no Estado de São Paulo é algo cruel", diz Frei Davi. "Quando a sociedade civil, o governador toma decisões corrigindo esses erros, nós podemos dizer que o Brasil está se tornando e se despertando para uma democracia étnica. E entendemos que prestar uma homenagem ao quilombo descoberto é um primeiro passo" completa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Frei David entende, no entanto, que é possível fazer mais do rebatizar o nome da parada da linha. Para ir além, ele sugere que o local abrigue, também, um museu que retrate a história da resistência do povo negro. "Queria até que (o nome) fosse Quilombo Saracura. Por isso estamos fazendo esse apelo ao governador e às forças envolvidas neste processo para que seja construída na estação do Quilombo Saracura um museu", disse Frei Davi.

Andamento das obras

A Linha 6-Laranja é uma parceria público-privada (PPP) entre o governo de São Paulo e a iniciativa privada. Ao ser concluída, a linha terá 15 quilômetros de extensão e 15 estações, ligando o bairro da Brasilândia, na zona norte, à estação São Joaquim, na região central da capital paulista. Ela deve passar a operar parcialmente em 2026, de acordo com a secretaria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com mais de mil dias de atraso em relação ao cronograma inicial, as obras estão sendo aceleradas. Com isso, o custo final vai aumentar.

*Este conteúdo foi produzido em parceria com a Educafro

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV