Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
SECA

MP pede suspensão da queimada da cana-de-açúcar por um mês

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

MP pede suspensão da queimada da cana-de-açúcar por um mês
Autor Foto: Reprodução

O Ministério Público do Paraná recomendou ao Instituto Água e Terra a adoção de providências administrativas para que seja suspensa por 30 dias a queima controlada da cana-de-açúcar para despalha do produto. A recomendação foi encaminhada ao órgão nesta segunda-feira, 20 de julho, pela Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente de Curitiba e pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo do MPPR.

Segundo o documento, o órgão ambiental deve notificar as usinas de álcool e açúcar de todo o estado para que, no prazo de quinze dias, apresentem plano de monitoramento efetivo para o controle on-line da qualidade do ar, incorporando, para isso, alternativas tecnológicas apresentadas em parecer técnico. Tal controle deverá incluir a verificação da concentração de fuligem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O MPPR também recomenda que o Instituto coloque como condicionantes para a renovação das licenças de operação de usinas de álcool e açúcar a completa eliminação da prática de queima controlada e a apresentação de plano de monitoramento a partir de controle on-line da qualidade do ar.

Efeitos nocivos – Segundo a recomendação administrativa, há 26 usinas de álcool e açúcar licenciadas no Paraná, localizadas em sua grande maioria na região Norte do estado. A suspensão da prática é recomendada em função do consenso científico nacional e internacional segundo o qual “a etapa de queimada da cana-de-açúcar, anterior à fabricação de açúcar e ou álcool, é nociva à população do entorno e ao meio ambiente”.

No documento, o Ministério Público também destaca que a atividade pode potencializar significativamente os riscos e impactos relacionados à Covid-19, já que a queima da cana de açúcar aumenta a quantidade em massa de material particulado no ar (fuligem), inclusive perceptível visualmente. Cita ainda publicação de recente pesquisa liderada por pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard (EUA), a qual estabelece vínculo entre óbitos pelo novo coronavírus e partículas finas de substâncias poluentes, bem como dados que mostram que os números de casos de mortes pela doença continuam altos no Paraná e no Brasil de modo geral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O MPPR justifica, por fim, a urgência na adoção das providências em razão da proximidade da safra. É nesse período que esse tipo de queimada é mais comum, agravando os danos à saúde de pessoas que possuem problemas respiratórios.

MP-PR

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV