Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Marina anuncia aumento de 18,6% no orçamento do MMA para recuperar 'capacidade institucional'

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A ministra Marina Silva anunciou nesta quarta-feira, 5, Dia do Meio Ambiente um aumento de 18,6% no orçamento do ministério que comanda em relação ao ano de 2022. Segundo ela, o montante ajudará na "recuperação da capacidade institucional de órgãos como Ibama, ICMBio" e outros.

"Acabamos de anunciar um aumento de 18,6% no orçamento do MMA (Ministério do Meio Ambiente), em relação ao ano anterior. Esse montante é pra recuperação da capacidade institucional do MMA, Ibama, ICMBio, JBRJ e SFB. Conseguimos um aumento de credibilidade e da capacidade de captação de recursos financeiros extraordinários, com mais R$ 14,7 bilhões , sendo a maior parte vinda do Fundo Clima e Fundo Amazônia", escreveu Marina na rede social X.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A ministra ainda pontuou que o Ministério está em um "esforço para valorização dos servidores e aumento do quadro, com abertura de cadastro reserva e a recente autorização de concurso público para o preenchimento de 460 vagas".

Retomada de políticas públicas

O objetivo do MMA em sua gestão, relembrou Marina, é retomar as políticas públicas de preservação do ecossistema e implantar mecanismos para evitar novas tragédias no Brasil, como as que afetam o Rio Grande do Sul. A líder do partido Rede destacou que o governo está, entre outras ações, trabalhando em parceria com vários setores, com sete planos setoriais de mitigação e 15 planos de adaptação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Ao todo, estamos assinando oito Decretos, um Pacto Interfederativo, uma Portaria ministerial, um Acordo de Cooperação Técnica e três Protocolos de Intenções em várias áreas e todos voltados para proteção do meio ambiente e melhor qualidade de vida para as pessoas", escreveu no X.

Entre os novos decretos, estão os que se referem à lei que institui a Reserva de Vida Silvestre do Sauim-de-Coleira (AM); ao Monumento Natural das Cavernas de São Desidério (BA); ao Programa Nacional de Conservação e ao Uso Sustentável dos Manguezais. Os atos foram assinados nesta quarta durante entrevista coletiva do Dia do Meio Ambiente no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra Marina, alguns governadores e outras autoridades.

Preocupações e crítica ao negacionismo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em pronunciamento via rádio, a ministra também demonstrou preocupação e alertou para a intensificação de eventos climáticos extremos, como deslizamentos, inundações e secas, que afetam principalmente as populações mais vulneráveis. Ela ressaltou a importância de proteger o meio ambiente como forma de evitar tragédias ambientais.

A ministra ainda manifestou em seu pronunciamento críticas ao negacionismo em relação às mudanças climáticas e afirmou que a gestão do presidente Lula está comprometida com o desmatamento zero em todos os biomas brasileiros. Conforme apontou, o Plano Nacional para o Enfrentamento da Emergência Climática está em fase final de elaboração e visa a fortalecer a capacidade do governo para lidar com situações de pré-desastre e promover ações de análise de risco, prevenção e preparação para eventos climáticos extremos.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV