Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Lula diz que Brasil tem a maior 'credibilidade' ambiental do mundo

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira, 10, que o Brasil se tornou o país com a maior "credibilidade" ambiental do mundo. A declaração foi dada durante o anúncio de medidas relacionadas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no Palácio do Planalto.

"Hoje é mais do que comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Eu acho que hoje é o dia da afirmação de que o Brasil passa a ser o país com mais credibilidade no mundo de cuidar da questão ambiental. Nós sempre fomos tratados como se fôssemos ninguém. Muita gente deu muito palpite sobre a gente, muitas vezes sem acreditar naquilo que a gente dizia que ia fazer neste País", afirmou o petista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Lula sugeriu ainda que ninguém tenha assinado tanto atos ligados à pauta ambiental em único dia quanto ele e disse que as medidas são frutos da mobilização de entidades e pessoas ligadas ao tema.

"Isso é graças a vocês ambientalistas, que muitas vezes, ao governo, parecem chatos. Vocês sabem que muitas vezes quando há uma demanda ambiental, o ministro daquela área fica irritado. Mas o que nós estamos colhendo aqui é o resultado da teimosia de vocês", declarou.

O presidente também elogiou o trabalho da deputada federal Marina Silva (Rede-SP) à frente do Ministério do Meio Ambiente, mencionada por ele como uma das principais responsáveis pelo avanço na pauta ambiental.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"A verdade é que quem quer e faz o discurso 'é tudo ou nada', fica com nada. O competente são aquelas pessoas que acham que eu vou conquistar, o máximo que eu puder, dialogando e convencendo as pessoas que discordam de mim de que eles estão errados", explicou o presidente, em referência sobre as divergência entre os ministros de seu governo.

Durante a cerimônia, Lula sancionou a lei que institui a Política Nacional para Recuperação da Caatinga e lançou o Programa Recaatingar, iniciativa que terá aporte inicial de R$ 60 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco do Nordeste (BNB).

Além disso, também foram anunciados:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

- Investimento de R$ 2 bilhões para ações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na bacia do Rio Doce;

- Investimento de R$ 834 milhões do Fundo Clima para projetos de restauração da vegetação nativa;

- assinatura do contrato de doação de R$ 270 milhões do Reino Unido ao Fundo Amazônia;

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

- Destinação de R$ 393 milhões do Fundo Amazônia para projetos selecionados pela iniciativa Restaura Amazônia;

- Doação de R$ 370 milhões ao programa ARPA Comunidades, destinada ao fortalecimento das cadeias da sociobioeconomia junto a comunidades extrativistas.

O presidente assinou ainda o decreto que agiliza os repasses do Fundo Nacional do Meio Ambiente para Estados e municípios, além dos atos de ampliação dos Parques Nacionais da Serra das Confusões e de Sete Cidades, no Piauí, e que criam o Parque Nacional do Tanaru, em Rondônia, e a Área de Proteção Ambiental do Paleocanal do Rio Tocantins, no Pará.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV