Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Izolda Cela vai deixar o cargo de nº 2 do MEC; saiba quem deve ficar no lugar

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela, avisou para sua equipe que vai deixar o cargo e fica na pasta só até este domingo, 2. Segundo o Estadão apurou, Izolda deve ser candidata a prefeita de Sobral (CE), onde foi secretária e implementou o que é hoje considerado o maior exemplo de política educacional no Brasil.

Ex-governadora do Ceará, ela chegou a ser apontada como preferida para o cargo de ministra, mas acabou perdendo o lugar para Camilo Santana, que é do PT. Izolda se filiou recentemente ao PSB, sigla do vice-presidente Geraldo Alckmin, depois de deixar o PDT. No Estado, ela é considerada um nome forte para a prefeitura de Sobral e é a escolha dos irmãos Cid e Ivo Gomes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Em seu lugar no MEC, deve ficar interinamente o secretário executivo adjunto, Gregório Grisa, que tem doutorado em Educação e foi professor no Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). O cargo de secretário executivo é o segundo mais importante do ministério.

Grisa participou ativamente das discussões sobre o novo ensino médio no MEC e é elogiado por suas qualidades técnicas. No entanto, é criticado por alguns interlocutores por ter pouca habilidade política e dificuldade em dialogar com gestores que estão em governos de partidos da oposição.

Izolda nunca foi filiada ao PT e deixou o PDT após racha dos dois partidos, que foram aliados por décadas no Ceará. Nascida em Sobral, a psicóloga e mestre em Gestão esteve entre 2001 e 2006 na secretaria da cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Depois, levou as experiências com alfabetização de crianças para todo o Ceará, quando se tornou secretária estadual em 2007. O governo, na época do PDT, passou a dar incentivos materiais e financeiros para que municípios melhorassem a aprendizagem dos alunos.

A política foi continuada por Camilo Santana, eleito governador pelo PT em 2014, quando ela assumiu a cadeira de vice. Izolda se tornou governadora quando Camilo resolveu se candidatar a senador em 2022. Ele venceu, mas logo em seguida assumiu o cargo de ministro.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV