Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
PANDEMIA

Idosa de 102 anos sobreviveu a gripe espanhola e duas vezes a Covid-19

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Idosa de 102 anos sobreviveu a gripe espanhola e duas vezes a Covid-19
Autor Foto: North Westchester Nursing Home

Em 1918, ainda quando bebê, Angelina Friedman sobreviveu a gripe espanhola. Com o decorrer da vida, a senhora venceu um câncer, uma hemorragia interna e sepse. E em abril, a idosa se curou do novo coronavírus, doença que já matou aproximadamente 1,5 milhão de pessoas em todo o planeta.

A idosa, de 102 anos que vive atualmente em Nova York, nos EUA, conseguiu sobreviver a uma segunda infecção da Covid-19, segundo a filha, Joanne Merola.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

“Minha mãe invencível testou negativo”, contou Merola.

A reportagem da CNN conversou com o Centro de Enfermagem e Terapia Restaurativa de North Westchester, a casa de repouso onde Friedman mora, mas ainda não recebeu uma resposta.

Em março, ocorreu o primeiro diagnóstico positivo de Angelina após ela ficar em um hospital para uma pequena cirurgia. Ao retornar do lugar, testou positivo para a doença.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Naquela época, a senhora passou uma semana no hospital antes de voltar para o seu quarto, onde ficou de isolamento. Com febre intermitente por algumas semanas, Friedman finalmente recebeu um resultado negativo em 20 de abril, como contou Merola.

No final de outubro, a filha recebeu um telefonema da casa de repouso, “contando que ela tinha testado positivo novamente”.

“Ela tinha sintomas, como febre e tosse seca. Eles pensaram que ela poderia estar com gripe”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com mais funcionários e residentes adoecendo, Merola disse que os residentes mais velhos foram colocados em isolamento. A mulher recebeu atualizações diárias sobre sua mãe, até 17 de novembro, quando recebeu a notícia de que Friedman havia recebido um teste negativo.

Um segundo exame apontou resultados negativos e a idosa foi tirada de isolamento e pode retornar ao seu quarto normal.

Mesmo que tenha perdido um pouco da audição e da visão, ela ainda celebra a vida. “Ela bota para quebrar”, celebrou Elba, a administradora, no início deste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

							Idosa de 102 anos sobreviveu a gripe espanhola e duas vezes a Covid-19
AutorFoto: North Westchester Nursing Home

Friedman nasceu em 1918 em um barco que transportava imigrantes da Itália, em meio a pandemia da gripe espanhola. A mãe da senhora morreu durante seu parto, e duas irmãs a ajudaram a sobreviver até que pudessem se reunir com seu pai em Nova York. A mulher, de 102 anos, é a última sobrevivente de 11 irmãos.

Angelina Friedman e seu marido, pai de Merola, lutaram contra o câncer ao mesmo tempo, entretanto o homem morreu.

“Ela não é a mais velha a sobreviver à Covid-19”, disse a filha, “mas pode ser a mais velha a sobreviver duas vezes."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com informações; CNN.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV