Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Greve de ônibus em SP: motoristas e empresas chegam a acordo e paralisação é suspensa

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Sindicato dos Motoristas de ônibus da cidade de São Paulo suspendeu na noite desta terça-feira, 2, a greve prevista para começar a partir da meia-noite desta quarta-feira, 3. A suspensão ocorreu após reunião das partes na Câmara Municipal e a categoria disse estar mobilizando os funcionários para que a operação não seja afetada. A decisão ocorre após um dia de seguidas reuniões que só resultaram em acordo no fim da noite.

O movimento de paralisação era liderado pelo SindMotoristas, entidade que representa a categoria, que inclui os motoristas, cobradores e demais funcionários do setor de manutenção e fiscalização.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A reunião que resultou em acordo entre empresas e a categoria foi mediada pelo presidente da Câmara Municipal, Milton Leite (União), que disse ter sido procurado pelas partes. O sindicato disse ter avançado nas reivindicações e que, por isso, suspendeu a paralisação.

"Nossos militantes estão na garagem para avisar os funcionários da suspensão da greve", disse Naílton Francisco de Souza, diretor do SindMotoristas. "Amanhã (quarta-feira), as operações vão acontecer normalmente", completou o sindicalista no final da noite de terça.

A categoria patronal, segundo o diretor do sindicato, topou atender algumas das principais reivindicações dos trabalhadores, como redução da jornada de trabalho para 6h30 mais 30 minutos de intervalo remunerado; reajuste de 3,60% no salário, aumento do vale-refeição de R$ 33,37 para R$ 35,50 e o não desconto do ticket quando um funcionário precisa faltar ao trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para a diretoria do SindMotoristas, a reunião foi "produtiva", e a proposta das empresas foi um avanço e boa o bastante para desmobilizar a paralisação agendada para esta quarta-feira, uma hora antes de ser iniciada.

"Além de estarmos preocupados com a nossa categoria, também estamos preocupados com a população. Sabemos que uma greve traz problemas seríssimos para aqueles que dependem da condução", disse o presidente do SindMotoristas Edivaldo Santiago.

"Penso que avançamos bastante (nas negociações). Por isso que estamos propondo a suspensão da greve que estava marcada para a partir da meia-noite de hoje (3 de julho)", completou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As partes voltarão a se reunir na semana que vem, novamente no gabinete do vereador Milton Leite, para definir os últimos ajustes da proposta. Após o encontro, o sindicato vai levar a oferta aos demais funcionários e votar, em assembleia, se aprovam ou não o pacote negociado com as empresas.

"Na próxima quarta (10) temos uma nova reunião com o Milton (Leite) e os outros empresários para fechar outras questões que ficaram pendentes. Mas aquilo que mais estava nos preocupando na categoria era justamente essa questão da redução da jornada e dessa hora de refeição não remunerada", disse Souza.

"A pedido das duas partes, patronal e sindicato, caminhamos na direção da construção de um acordo imediato para a suspensão da greve", disse o vereador Milton Leite após a reunião na noite desta terça-feira. "Houve grandes avanços que permitirá suspender, hoje, a greve."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV