Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
CIÊNCIA

Estação Espacial vai cair na Terra em 2031, diz Nasa

O local em que será derrubada, é conhecido como cemitério de naves espaciais, o local no oceano mais distante da terra

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Estação Espacial vai cair na Terra em 2031, diz Nasa
Autor Foto: Nasa

Em relatório divulgado nesta semana, a Nasa, agência espacial americana, informou que a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), continuará em funcionamento até 2030 e, em 2031, será lançada no Oceano Pacífico, como informado pela matéria do G1. O local em que será derrubada, é conhecido como cemitério de naves espaciais, ou ainda como Ponto Nemo, e é o local no oceano mais distante da terra e já recebeu outras espaçonaves.

A ISS, conforme explicado pelo G1, é um projeto que está em órbita desde 1998 e envolve cinco agências espaciais. A sede espacial tem sido continuamente ocupada por astronautas desde 2000 e mais de três mil projetos foram realizados no laboratório de microgravidade em seu interior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Conforme informado pela Nasa, o plano de aposentar a ISS marca uma transição para o setor comercial nas atividades na órbita terrestre baixa — a área do espaço próxima à Terra. "O setor privado é técnica e financeiramente capaz de desenvolver e operar destinos comerciais na órbita terrestre baixa, com a assistência da Nasa", disse Phil McAlister, diretor de espaço comercial da Nasa.

No ano de 2020, conforme matéria do G1, a Nasa forneceu contratos para algumas empresas, com o intuito de construírem módulos habitáveis que se conectariam com a ISS, com expectativa de que esses projetos estejam em operação quando a Estação se aposentar.

Os Estados Unidos, ao se alinharem com empresas privadas, para transporte de tripulação e carga, utilizando até mesmo espaçonaves russas, conseguiu economizar US$ 1,3 milhão. Valor esse que será convertido em estudos sobre o espaço profundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A economia é esperada porque a Nasa pagará apenas pelos serviços de que precisa, em vez de pela manutenção e operação da ISS. A agência também destacou que as estações espaciais do setor privado serão mais novas e deverão exigir menos peças de reposição, de acordo com as informações postas pelo G1.

O relatório de transição foi publicado após o governo estadunidense, governado pelo Presidente Joe Biden, anunciar que havia se comprometido a estender as atividades da estação espacial até 2030 e não até 2024, como o acordado. A decisão envolve questões políticas alinhadas à Rússia, uma vez que estender as atividades requer apoio de parceiros internacionais.

Em entrevista à agência de notícias russa Interfax, em dezembro de 2021, o chefe do programa espacial da Rússia, Dmitry Rogozin, demonstrou disposição de trabalhar com a Nasa. No entanto, devido às sanções que estão sendo impostas pelos Estados Unidos e seus apoiadores ocidentais, a Rússia afirmou que poderia encerrar sua participação no programa da ISS se as sanções não fossem suspensas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: G1.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV