Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Diabetes não é causado por vermes, reforçam entidades de saúde: 'Completo absurdo'

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Em nota divulgada nesta segunda-feira, 16, entidades de saúde enfatizam que o diabetes do tipo 2 não é uma doença causada por vermes, como alguns profissionais têm defendido em redes sociais. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) e o Conselho Federal de Nutrição, a relação entre os parasitas e a doença "é um completo absurdo, sem qualquer embasamento científico".

O assunto ficou em evidência depois que duas cientistas publicaram um vídeo para desmentir um nutricionista que fez a falsa alegação. Em sua página, ele ainda afirmava que "a desparasitação elimina toda e qualquer possibilidade de doença". Mesmo transmitindo a informação correta, a bióloga Ana Bonassa e a farmacêutica Laura Marise, do perfil Nunca Vi um Cientista, foram condenadas pela Justiça de São Paulo a excluir o conteúdo e a pagar R$ 1 mil de danos morais ao profissional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Na nota, as sociedades científicas e o CFN informam que o diabetes é "uma condição clínica, crônica e sem cura, que pode ser acompanhada de complicações impactantes, como cegueira, insuficiência renal, amputações de membros inferiores, doenças cardiovasculares, entre outras, levando à mortalidade precoce sobretudo naquelas pessoas com controle inadequado da doença". Estima-se que, no Brasil, 20 milhões de pessoas convivam com a doença.

Os especialistas ressaltam que esses indivíduos precisam estar totalmente engajados no tratamento adequado, que costuma envolver o uso de medicamentos, mudanças nos hábitos de vida e, em alguns casos, a aplicação de insulina.

Segundo as entidades de saúde, informações falsas sobre o combate à doença (como a sugestão de que tratamentos antiparasitários são a solução) expõem os pacientes à possibilidade de abandono de terapias realmente eficazes. Dessa maneira, as pessoas ficam expostas aos inúmeros riscos associados à doença, inclusive de morte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"As Sociedades e o Conselho que aqui assinam este posicionamento reforçam a necessidade de buscar profissionais sérios e comprometidos com a ciência para o tratamento adequado das pessoas com diabetes, evitando práticas oportunistas e equivocadas, muitas vezes visando exclusivamente ao lucro em detrimento da saúde desses indivíduos", finaliza o comunicado.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV