Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Avós digitais: idosos estão usando mais internet do que nunca no Brasil, diz estudo

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Nesta sexta-feira, 16, um estudo do módulo Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgado pelo IBGE, revelou que o porcentual de idosos - pessoas com 60 anos ou mais - que utilizam a internet cresceu de 24,7% em 2016 para 66% no ano de 2023.

Segundo o levantamento, em 2019 e 2023, anos que abrangem a pandemia, o aumento foi de 21,2%. Objetivo do levantamento é analisar o acesso à internet e a aparelhos como a televisão pelo Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O estudo aponta que, embora o acesso à internet esteja em alta por todas as faixas etárias, os incrementos mais notáveis foram registrados entre crianças de 10 a 13 anos e entre adultos de 55 anos ou mais.

Nesse primeiro grupo, o uso da internet foi de 66% em 2016 para 84,2% no ano passado. Já na faixa de 50 a 59 anos, o acesso à rede pulou de 74% para 88% entre 2019 e 2023.

Especificamente entre os idosos que acessaram a internet no ano passado, 86,5% o faziam diariamente. A posse de celular também teve seu maior crescimento registrado entre esse grupo: a quantidade de pessoas com dispositivo próprio aumentou 2,4%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre crianças de 10 a 13 anos, 92,4% afirmou usar a internet todos os dias. Os números mais expressivos foram notados entre jovens de 20 a 24 anos, com 97%, e de 25 a 29 anos, com 97,2%.

Já ao analisar as diferentes regiões do Brasil, o estudo descobriu que o centro-oeste possui o maior porcentual de usuários da internet, com 91,4%. Já as regiões norte (85,3%) e nordeste (84,2%) contavam com os menores porcentuais.

Esse acesso à rede ocorre principalmente via telefone celular, com 98,8% dos entrevistados relatando utilizá-lo para esse fim. Em segundo lugar, vem a televisão (49,8%), modo de acessar a internet que vem crescendo em popularidade desde 2016, quando batia os 11,3%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em relação às finalidades do uso da internet, 94,6% dos usuários disse usá-la para conversar por chamadas de voz ou de vídeo. O envio e recebimento de mensagens de texto, voz ou imagens, a utilização de redes sociais e o acesso a vídeos, filmes e séries também despontaram nesse sentido.

Por fim, foi revelado que a maior parte das pessoas que não usaram a internet no ano passado tinha, no máximo, o fundamental incompleto (75,5%) ou eram idosos (51,6%). O principal motivo para tanto é não saber utilizar a rede.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV