Após cinco anos, professor desaparecido é localizado caminhando em rodovia de SP
Educador, que era procurado desde 2021, foi abordado por equipe na "Washington Luís" durante patrulhamento de rotina

Um professor universitário, que não teve o nome divulgado, foi localizado pela Polícia Militar Rodoviária na última terça-feira (21), em Araraquara (SP), após permanecer desaparecido por mais de cinco anos. O homem foi encontrado caminhando às margens da Rodovia Washington Luís (SP-310), na divisa entre Matão e Taquaritinga, durante um patrulhamento de rotina realizado pelo Tático Ostensivo Rodoviário (TOR).
-LEIA MAIS: Família denuncia sumiço de restos mortais de cemitério em Arapongas (PR); veja
A abordagem ocorreu por volta das 13h, no feriado de Tiradentes. Embora o homem não apresentasse indícios de irregularidades, a consulta ao sistema da polícia revelou um boletim de ocorrência de desaparecimento registrado há meia década. Segundo o capitão Gerson Rodrigues Redicopa Júnior, comandante da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia Rodoviária de Araraquara, o professor demonstrava confusão mental, possivelmente agravada pelas altas temperaturas e pelo longo tempo de caminhada, e confirmou ter saído de sua residência na região metropolitana de São Paulo.
Devido ao calor intenso e ao fluxo de veículos no feriado, os agentes levaram o professor até a base da corporação em Araraquara. No local, ele recebeu água, alimentação e abrigo até a chegada de seus familiares, que residem em Osasco. O reencontro foi descrito pela equipe policial como um momento de forte emoção, uma vez que a família já havia perdido as esperanças de localizar o ente querido.
O comandante da unidade destacou que o desfecho positivo evidencia a importância da Polícia Militar Rodoviária na preservação de vidas e no auxílio à sociedade, indo além do combate ao crime. O oficial explicou que abordagens a pedestres em rodovias são habituais, porém raramente resultam na localização de pessoas desaparecidas. Na ausência de um boletim de ocorrência, o procedimento padrão envolve o acionamento da assistência social do município para o encaminhamento a abrigos.
Dessa forma, a corporação reforça que o registro do Boletim de Ocorrência é fundamental para viabilizar a identificação de desaparecidos. A Polícia Militar Rodoviária orienta que, ao avistar pedestres em situação de risco em rodovias, a população deve solicitar auxílio imediato por meio do telefone 190, ou entrar em contato diretamente com as concessionárias e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
