Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Estado libera R$ 3,9 milhões para atendimento à pessoa idosa

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Estado libera R$ 3,9 milhões para atendimento à pessoa idosa
Autor Foto: Reprodução

A governadora Cida Borghetti autorizou nesta segunda-feira (12), no Palácio Iguaçu, a liberação de R$ 3,9 milhões para o financiamento de projetos voltados à população idosa em 70 municípios. Os recursos são do Fundo Estadual dos Direitos do Idoso e serão destinados a projetos de assistência social, saúde, educação, trabalho, cultura, esporte e lazer, além de comunicação e qualificação profissional.

Na mesma solenidade, foram liberados R$ 2,6 milhões a 11 municípios para a aquisição de veículos adaptados para o atendimento a pessoas com deficiência. Também foram entregues dois micro-ônibus adaptados aos municípios de Sapopema e Santa Cecília do Pavão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

“Temos a missão de dialogar e buscar os recursos necessários para que a política de ação social atenda a todos de igual maneira. Temos trabalhado muito para promover a inclusão e acessibilidade graças ao trabalho de toda a equipe de governo”, disse a governadora.

Cida destacou a importância de destinar recursos que promovam a melhora de vida da população idosa nas cidades paranaenses. “A expectativa de vida aumentou, mas para viver mais e melhor é preciso ter qualidade de vida. Por isso investimos em projetos e ações para atender as pessoas de forma integral na fase em que elas mais precisam”, afirmou.

A governadora falou sobre o projeto-piloto condomínio do idoso, que prevê a construção de condomínios exclusivos para idosos, com infraestrutura complementar como espaço de convivência, atenção à saúde e área para lazer, além do projeto da primeira Delegacia do Idoso do Estado do Paraná, que deverá ser inaugurada em breve. Segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), a população idosa no Paraná, que hoje é de 9%, passará, em 2040, a ser de 20%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PESSOA IDOSA – Os municípios receberão recursos de R$ 50 mil a R$ 100 mil para a execução dos projetos, aprovados em edital lançado no ano passado pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social. Foram selecionados 202 projetos, com um valor total de R$ 9,7 milhões.

A secretária da Família, Nádia Oliveira de Moura, disse que essa foi a primeira vez que o Paraná lançou um edital específico para atender esse público.

“O município recebe o recurso e vai definir dentro da sua prioridade onde é mais importante aplicar. Nós entendemos que o Governo do Estado deve fortalecer o atendimento à população idosa em diversas áreas nos municípios, porque lá estão as pessoas que precisam desse trabalho”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo ela, a medida assegura o desenvolvimento e a continuidade de ações que buscam a valorização e a melhoraria da qualidade de vida das pessoas idosas no Estado. As propostas selecionadas foram aprovadas pelo Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná.

O presidente do Conselho Estadual da Política da Pessoa Idosa, Leandro Meller, disse que graça aos recursos do Governo do Estado hoje o Paraná tem o maior número de conselhos, proporcionalmente ao número de municípios, entre todos os estados do Brasil. “Isso tem fortalecido as ações do Estado, porque define as prioridades nos municípios e fortalece o trabalho em diversas áreas. Estamos fazendo com que a pessoa idosa saia da invisibilidade e possa ser efetivamente atendida”, afirmou.

A prefeita de Rancho Alegre do Oeste, Sueli Alves Pereira, disse que a cidade foi contemplada com R$50 mil. “Temos projetos que oferecem atividades como hidroginástica, além de encontros e palestras para 70 idosos. Vamos ampliar nossas vagas com esse recurso e fortalecer outros projetos também”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

VEÍCULOS – O repasse de veículos desta segunda-feira faz parte de um total de R$ 48 milhões destinados a 200 municípios para compra de veículos adaptados para pessoas com deficiência. Desde dezembro de 2017, já foram repassados R$ 45,3 milhões a 189 municípios.

Cada município recebeu R$ 240 mil. O gestor pode utilizar o recurso para a compra de uma van ou micro-ônibus e adaptá-los, ou fazer cessão de uso do veículo para uma entidade.

Para o secretário especial da Pessoa com Deficiência, José Maria Alves Pereira, o Estado promove a inclusão com responsabilidade. “Pessoa com deficiência precisa de transporte digno, seguro e adequado e é isso que estamos proporcionando. Um veículo é essencial para que essas pessoas possam ir ao médico e passear com segurança”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os recursos serão repassados pelo sistema fundo a fundo, o que garante mais rapidez e menos burocracia. A aplicação do recurso é aprovada pelo Conselho Estadual de Assistência Social.

“Vamos receber um veículo, por meio de edital, que será usado para o transporte dos idosos do Centro de Convivência, que está sem um veículo próprio”, disse a secretária municipal do Idoso de Londrina, Andréa Ramondini.

Os veículos entregues a Sapopema e Santa Cecília do Pavão foram doados pela Renault como contrapartida pelos incentivos fiscais concedidos durante a instalação da montadora no Paraná.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além dos veículos de hoje, a Renault já repassou à Secretaria da Família 28 veículos Master (furgões) adaptados para uso no programa Família Paranaense pelos municípios, um minibus para atendimento de pessoas com deficiência (Irati) e um micro-ônibus repassado para o Hospital Erasto Gaertner. Cada veículo tem custo estimado de R$ 170 mil.

DIREITOS DOS IDOSOS
Entre os avanços dos direitos das pessoas idosas no Paraná estão o lançamento do Plano Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, em 2014, que direciona as políticas públicas de acordo com o Estatuto do Idoso; decreto de 2015 onde estatais passaram a destinar 1% do valor devido do IR ao Fundo Estadual da Pessoa Idosa; liberação de R$ 9,7 milhões (Fipar) para financiar projetos de municípios em todo o Estado; campanha de rádio e TV.

O Governo do Paraná mantém o canal Idoso Paraná, disque 181, que presta informações e orientações sobre os direitos, recebe sugestões e faz encaminhamentos de denúncias em caso de violência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PRESENÇAS
Participaram do evento os deputados estaduais Jonas Guimarães, Paulo Litro, Luiz Claudio Romanelli, Alexandre Curi; deputado federal Alex Canziani; deputada federal eleita, Luíza Canziani; assessor especial da Juventude no Estado, Nassin Bacila; presidente do Conselho Estadual da Juventude, Eduardo Jansen; prefeitos municípios e lideranças.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV