Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Municípios mostram experiências sobre metodologia de trabalho

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Gestores e equipes da saúde dos municípios de Pinhais, Tapejara, Astorga e Maringá, apresentaram os primeiros resultados da implantação do Projeto de Dimensionamento da Força de Trabalho na atenção básica de saúde. O Paraná é um dos primeiros estados escolhidos pelo Ministério da Saúde para participar da iniciativa, junto com Amapá, Espírito Santo e Goiás.

O projeto visa capacitar e implantar nas unidades de saúde dos municípios uma metodologia que otimize o trabalho das equipes. A ideia é analisar o fluxo de atividades das unidades, considerando aspectos quantitativos e qualitativos. No Paraná, a implantação do projeto-piloto nos municípios de Pinhais, pertencente à 2ª Regional de Saúde – Região Metropolitana de Curitiba; Tapejara, da 13ª Regional – Cianorte; e Astorga e Maringá, da 15ª Regional – Maringá, começou com a capacitação dos gestores por meio de três oficinas presenciais sobre o uso da ferramenta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Segundo o superintendente de Atenção à Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, Juliano Gevaerd, o dimensionamento da força de trabalho é uma ferramenta importante no planejamento em saúde pública, podendo ser adaptada à realidade de cada município e unidade de saúde.

“Quando incorporamos uma metodologia que permite dimensionar a capacidade de trabalho dos profissionais com as demandas das unidades estamos certamente avançando em direção a uma gestão mais eficiente”, disse Gevaerd.

APLICAÇÃO – A implantação do dimensionamento da força de trabalho na saúde pública começa com a análise das características de cada unidade de atendimento primário, levando em conta informações como número de funcionários, capacidade de trabalho das equipes, demandas e perfil da população atendida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De posse dos dados, é possível orientar melhor a gestão do trabalho nas unidades, buscando melhorar o atendimento à população e ao mesmo tempo evitar a sobrecarga dos servidores, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos e equipes administrativas.

Além do impacto na gestão de saúde dos municípios, o dimensionamento tem influência direta na atuação dos profissionais das unidades de atendimento, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos e equipes administrativas.

Um exemplo é o do médico da Saúde da Família Augusto André Marcomini, do município de Pinhais. Ele diz que o dimensionamento permite planejar melhor o fluxo de trabalho diário. “Ficou mais fácil visualizar onde havia falhas. O trabalho passa a render melhor em todos os sentidos e assim atendemos melhor a população sem nos desgastar tanto. Com o dimensionamento, podemos melhorar a cobertura das demandas dos pacientes, mantendo a saúde dos trabalhadores da saúde”, afirma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em Astorga, no Norte do Paraná, a secretária de Saúde do município, Caroline Padanoschi, diz que um dos primeiros resultados da implantação do dimensionamento da força de trabalho foi o entendimento mais amplo da realidade de cada uma das oito unidades de atenção primária do município. “Conseguimos entender que com as equipes que temos podemos otimizar a dinâmica de trabalho na saúde e melhorar ainda mais o nível de atendimento na atenção primária. Nossa expectativa de melhoria é grande”, diz a secretária.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV