Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
ARAPONGAS

Viapar inicia trabalhos no contorno e gera expectativa para retomada de obra

Ações, no momento, estão voltadas à limpeza das margens da estrada, segundo a empresa; prefeitura mantém tom de cautela

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Viapar inicia trabalhos no contorno e gera expectativa para retomada de obra
Autor Máquina da Viapar trabalha na limpeza de margens da rodovia - Foto: Divulgação Prefeitura de Arapongas

A Viapar iniciou nesta semana as primeiras ações no Contorno Viário de Arapongas. Segundo informações obtidas pela prefeitura junto à empresa, no momento, estão sendo realizadas ações de limpeza nas margens junto ao leito da estrada.

-LEIA MAIS: Ruas centrais de Arapongas serão interditadas para a procissão de Corpus Christi

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A próxima etapa será a terraplanagem, porém ainda não há previsão de quando esses trabalhos serão iniciados. Mesmo assim, a notícia causou repercussão na cidade, uma vez que a obra do contorno viário vem sendo aguardada há anos. O TNOnline procurou a Viapar para solicitar um cronograma da retomada da construção, mas a empresa não quis se manifestar.

“A gente sempre acompanha com cautela quando o assunto é o contorno viário. Tomara que dessa vez a coisa caminhe, até porque a empresa já fez um acordo com a Justiça Federal nesse sentido”, comenta o prefeito de Arapongas, Rafael Cita (PSD).

REUNIÃO

No fim de março, o prefeito recebeu uma equipe técnica da Concessionária Viapar e do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná (DER/PR) para debater tratativas finais a respeito da construção do Contorno. Na reunião, que também contou com a presença do secretário de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente, Valdecir Scarcelli, e da Diretora da Agricultura e Desenvolvimento Sustentável da pasta, Vicky Vergara, foi apresentada a lista atualizada das áreas que vão ser objeto de desapropriação para a implantação do Contorno Viário, como traçado previamente definido em projeto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foi pedido apoio da Prefeitura para comunicar formalmente aos proprietários das áreas já delimitadas para desapropriação quanto à necessidade de não promoverem o plantio de culturas de inverno nessas localidades, considerando a iminente execução das obras e a possibilidade de prejuízos decorrentes de intervenções futuras. Além disso, foi ressaltada a importância de comunicação clara e antecipada a esses proprietários, a fim de evitar transtornos e garantir o bom andamento do cronograma da obra.

A Viapar foi representada pelo engenheiro Danilo Oliveira; a equipe de projetos pelo projetista Joabe Gimenes Oliveira; e o DER pelo engenheiro supervisor Luiz Sócrates Veloso.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Viapar inicia trabalhos no contorno e gera expectativa para retomada de obra1 de 4
    Foto: Autor: Divulgação Prefeitura de Arapongas
  • Viapar inicia trabalhos no contorno e gera expectativa para retomada de obra2 de 4
    Foto: Autor: Divulgação Prefeitura de Arapongas
  • Máquina da Viapar trabalha na limpeza de margens da rodovia3 de 4
    Foto: Máquina da Viapar trabalha na limpeza de margens da rodovia Autor: Divulgação Prefeitura de Arapongas
  • Viapar inicia trabalhos no contorno e gera expectativa para retomada de obra4 de 4
    Foto: Autor: Divulgação Prefeitura de Arapongas


AUDIÊNCIA

Anteriormente, a construção do Contorno Viário de Arapongas já havia avançado mais uma etapa decisiva durante uma audiência de conciliação na 1ª Vara Federal de Curitiba. O encontro reuniu representantes do DER/PR, do Ministério Público Federal, da Viapar e do Município de Arapongas, por meio do prefeito Rafael Cita, reforçando o compromisso conjunto em favor da execução da obra.

Na ocasião, foi apresentada uma proposta de acordo que determina medidas concretas para viabilizar o andamento do projeto. Entre os principais pontos está a criação de um Comitê Intersetorial, que fica responsável por acompanhar e monitorar todas as etapas da obra, garantindo maior transparência, eficiência e integração entre os órgãos envolvidos. Outro avanço diz respeito à responsabilidade do Estado do Paraná em conduzir os processos de desapropriação necessários para a execução da obra. O acordo prevê a continuidade das ações judiciais, o pagamento de indenizações pendentes e a liberação das áreas, etapas fundamentais para garantir o início efetivo dos trabalhos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTORNO

O Contorno Viário de Arapongas prevê a construção de aproximadamente 10 quilômetros de vias duplicadas, com acostamento em toda a extensão e a implantação de seis viadutos. A estrutura vai iniciar e terminar na BR-369, e contribuir diretamente para a melhoria da mobilidade urbana, bem como para o escoamento do tráfego pesado fora da área central da cidade.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV