Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
ESTIMAÇÃO

Saiba identificar os efeitos negativos da pandemia nos animais

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Saiba identificar os efeitos negativos da pandemia nos animais
Autor Foto: p

A pandemia alterou a rotina da maioria da população mundial e provocou impactos negativos na saúde física e mental de muita gente. Mas não foram só os humanos que sentiram os efeitos do isolamento social adotado para barrar a transmissão desenfreada do coronavírus. Os animais de estimação também tiveram o dia-a-dia alterado nesses últimos 11 meses – e poderão sofrer ainda mais quando tudo voltar à “normalidade”.

A recomendação do distanciamento social pelas autoridades de saúde, com as quarentenas e lockdowns, e a ação do trabalho e estudos remotos fizeram com que os tutores de animais de estimação ficassem mais tempo em casa. Essa foi a mudança mais significativa na rotina dos pets em um primeiro momento da pandemia. Ter companhia o dia todo pode parecer uma vantagem aos bichinhos, mas também pode se tornar motivo de estresse, já que é uma mudança brusca no cotidiano deles. “Um dos principais problemas enfrentados pelos pets quando há mudança brusca na rotina é a alteração de comportamento”, explica o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unopar de Arapongas, Flavio Barca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Em um segundo momento, com a retomada das atividades e com a esperança de voltar à normalidade, surge um novo motivo de incômodo aos animais: os tutores vão voltar, aos poucos, à rotina anterior à pandemia e deixar os pets sozinhos em casa depois de terem se acostumado com a companhia. E quando os tutores voltarem a trabalhar ou a estudar presencialmente, os animais poderão sofrer o mesmo problema. "Esse retorno à rotina anterior à pandemia significa, na prática para o animal, a ausência do tutor, podendo desenvolver uma síndrome de ansiedade por separação, ocasionando, por exemplo, comportamentos destrutivos pelo pet, podendo latir constantemente na ausência do tutor, arranhar e morder móveis e objetivos, urinar e defecar fora do lugar tradicional”, elenca o coordenador. “Esses comportamentos alterados podem ser inconvenientes tanto para os tutores como para os vizinhos, entretanto muitas vezes o próprio animal pode ser a vítima direta, realizando a automutilação, por exemplo, mordendo a própria pata ou o rabo. Além disso podem acontecer também situações onde há a falta de apetite, perda ou ganho de peso excessivo, alterações dermatológicas e supressão da imunidade, que podem abrir uma porta inclusive para o surgimento de outras doenças, tudo isso reflexo do estresse desta separação”, continua.

Como amenizar os efeitos negativos da pandemia nos pets?

O médico veterinário explica que cães e gatos precisam se manter ativos física e psicologicamente para serem saudáveis. Por isso, antes de qualquer mudança radical na rotina dos pets, é importante promover atividades físicas, mentais e sociais para que eles se acostumem com novas situações e gastem energia para aliviar o tédio e o estresse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Se os animais vão passar muito tempo sozinhos, é interessante investir em enriquecimento ambiental. Objetos e estruturas que promovam desafios e atividades alimentares, sensoriais, físicas e mentais são uma opção", esclarece Barca. Esses objetos podem ser brinquedos, petiscos, brincadeiras como cabo de guerra e jogar bolinhas, camas elevadas, obstáculos... Estimular a independência e reforçar positivamente bons comportamentos enquanto estiver junto ao pet são outras dicas importantes. “Acostumar os cães, principalmente, a ficarem sozinhos, com saídas rápidas e graduais enquanto se divertem com os elementos de enriquecimento ambiental aplicados pelo tutor gera bons resultados”, comenta Barca.

Serviço

Ao perceber que as atividades não amenizaram o estresse e a ansiedade do seu pet, é necessário levá-lo ao veterinário para avaliação e para um possível tratamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Unopar de Arapongas conta com uma Unidade Veterinária que atende toda a população da cidade de forma gratuita. A Unidade voltou a atender presencialmente na segunda-feira (22) seguindo rigorosamente todas as orientações das autoridades de saúde, respeitando os estágios da pandemia e seguindo um rígido protocolo de segurança, higienização, medidas de proteção e distanciamento, conforme recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Por causa das restrições, o atendimento à população será realizado de segunda a quinta-feira, das 13h30 às 17h30. É necessário agendamento prévio pelo telefone (43) 3172-7559.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV