Polícia desarticula ponto de tráfico que operava há duas décadas em Arapongas
Cinco pessoas foram presas e bens da líder do grupo criminoso foram sequestrados em operação conjunta
Uma operação conjunta entre a Polícia Civil e a Guarda Municipal de Arapongas (PR) desarticulou, na manhã desta terça-feira (23), um esquema de tráfico de drogas que vinha aterrorizando os moradores do bairro Colúmbia 4 há cerca de 20 anos. A ação resultou na prisão de cinco pessoas — um homem e quatro mulheres —, além da apreensão de entorpecentes, veículos e o confisco de propriedades da chefe da organização criminosa.
- LEIA MAIS: Motociclista fica ferida ao colidir contra carro no Contorno Sul de Apucarana
No total, as forças de segurança cumpriram sete mandados de busca e apreensão. A principal envolvida no esquema, apontada pelas investigações como a líder da distribuição de drogas na região, foi capturada em uma das residências do bairro. Durante as vistorias, as equipes apreenderam cerca de 1 kg de crack, 1 kg de maconha e diversas porções de drogas já fracionadas e prontas para a comercialização.

De acordo com o delegado da 22ª Subdivisão Policial (SDP) de Arapongas, Saulo de Tarso Cerqueira Baptista Neto, a estrutura montada pelos criminosos funcionava como uma espécie de fortaleza para evitar a ação policial. "Também foram retiradas uma barricada e uma cerca que eles colocavam no acesso de uma das ruas do bairro, e faziam com que o acesso a essa biqueira fosse feito por apenas uma rua", revelou a autoridade policial.
A quadrilha contava ainda com um sistema integrado de segurança eletrônica voltado para o crime. Câmeras instaladas pelo bairro monitoravam a chegada de viaturas. "A partir do momento em que eles visualizavam algum tipo de ameaça por conta da movimentação dos policiais, acionavam uma sirene que fazia o alerta do demais traficantes e usuários", explicou o delegado. Todos os equipamentos de vigilância foram arrancados e apreendidos por ordem judicial.
Bens confiscados e lavagem de dinheiro
Além das substâncias ilícitas, os agentes apreenderam uma motocicleta e um utilitário esportivo (SUV). O foco da operação também recaiu sobre o patrimônio financeiro da suspeita de chefiar o bando. Parte dos imóveis vistoriados pertencia a ela, incluindo comércios locais que, segundo a linha de apuração, serviam como fachada.
"Ela também possui outros empreendimentos como conveniências e um açougue, que a gente acredita que sejam utilizados para mascarar os valores adquiridos pelo tráfico de drogas", declarou o delegado Saulo de Tarso, que já oficializou o Cartório de Registro de Imóveis para garantir o confisco da residência da líder do grupo. Um inquérito específico para apurar o crime de lavagem de dinheiro será instaurado.

O supervisor da Guarda Municipal, Rodrigo da Silva Garcia, ressaltou que a operação foi complexa devido ao histórico de reatividade do local, onde o tráfico insistia em permanecer mesmo após operações anteriores. "Era um lugar um local bem difícil. A gente já fez diversas prisões, mas o tráfico ali continuava. E hoje conseguimos, juntamente com a Polícia Civil, um excelente trabalho de campo para desarticular essa operação de tráfico", afirmou Garcia, destacando a atuação das equipes da Romu, do Canil e do motopoliciamento.
Os detidos foram encaminhados à delegacia e responderão, inicialmente, por tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico. A polícia ainda avalia o indiciamento formal por organização criminosa.
O supervisor da Guarda Municipal enfatizou que o êxito do cerco policial se deveu diretamente à participação dos cidadãos locais, cujas denúncias deram início à investigação. "Se não fossem as denúncias anônimas recebidas pelas equipes, nada aí seria possível. Então, a gente reforça o trabalho da população também em fazer e continuar fazendo denúncias para os canais de segurança", concluiu Garcia, garantindo o anonimato absoluto para quem colabora com as forças policiais.
