Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
OPERAÇÃO

Polícia desarticula ponto de tráfico que operava há duas décadas em Arapongas

Cinco pessoas foram presas e bens da líder do grupo criminoso foram sequestrados em operação conjunta

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline



Uma operação conjunta entre a Polícia Civil e a Guarda Municipal de Arapongas (PR) desarticulou, na manhã desta terça-feira (23), um esquema de tráfico de drogas que vinha aterrorizando os moradores do bairro Colúmbia 4 há cerca de 20 anos. A ação resultou na prisão de cinco pessoas — um homem e quatro mulheres —, além da apreensão de entorpecentes, veículos e o confisco de propriedades da chefe da organização criminosa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- LEIA MAIS: Motociclista fica ferida ao colidir contra carro no Contorno Sul de Apucarana

No total, as forças de segurança cumpriram sete mandados de busca e apreensão. A principal envolvida no esquema, apontada pelas investigações como a líder da distribuição de drogas na região, foi capturada em uma das residências do bairro. Durante as vistorias, as equipes apreenderam cerca de 1 kg de crack, 1 kg de maconha e diversas porções de drogas já fracionadas e prontas para a comercialização.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

							Polícia desarticula ponto de tráfico que operava há duas décadas em Arapongas
AutorFoto: Divulgação PCPR

De acordo com o delegado da 22ª Subdivisão Policial (SDP) de Arapongas, Saulo de Tarso Cerqueira Baptista Neto, a estrutura montada pelos criminosos funcionava como uma espécie de fortaleza para evitar a ação policial. "Também foram retiradas uma barricada e uma cerca que eles colocavam no acesso de uma das ruas do bairro, e faziam com que o acesso a essa biqueira fosse feito por apenas uma rua", revelou a autoridade policial.

A quadrilha contava ainda com um sistema integrado de segurança eletrônica voltado para o crime. Câmeras instaladas pelo bairro monitoravam a chegada de viaturas. "A partir do momento em que eles visualizavam algum tipo de ameaça por conta da movimentação dos policiais, acionavam uma sirene que fazia o alerta do demais traficantes e usuários", explicou o delegado. Todos os equipamentos de vigilância foram arrancados e apreendidos por ordem judicial.

Bens confiscados e lavagem de dinheiro

Além das substâncias ilícitas, os agentes apreenderam uma motocicleta e um utilitário esportivo (SUV). O foco da operação também recaiu sobre o patrimônio financeiro da suspeita de chefiar o bando. Parte dos imóveis vistoriados pertencia a ela, incluindo comércios locais que, segundo a linha de apuração, serviam como fachada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Ela também possui outros empreendimentos como conveniências e um açougue, que a gente acredita que sejam utilizados para mascarar os valores adquiridos pelo tráfico de drogas", declarou o delegado Saulo de Tarso, que já oficializou o Cartório de Registro de Imóveis para garantir o confisco da residência da líder do grupo. Um inquérito específico para apurar o crime de lavagem de dinheiro será instaurado.



							Polícia desarticula ponto de tráfico que operava há duas décadas em Arapongas
AutorFoto: Vitor Flores/ TNOnline

O supervisor da Guarda Municipal, Rodrigo da Silva Garcia, ressaltou que a operação foi complexa devido ao histórico de reatividade do local, onde o tráfico insistia em permanecer mesmo após operações anteriores. "Era um lugar um local bem difícil. A gente já fez diversas prisões, mas o tráfico ali continuava. E hoje conseguimos, juntamente com a Polícia Civil, um excelente trabalho de campo para desarticular essa operação de tráfico", afirmou Garcia, destacando a atuação das equipes da Romu, do Canil e do motopoliciamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os detidos foram encaminhados à delegacia e responderão, inicialmente, por tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico. A polícia ainda avalia o indiciamento formal por organização criminosa.

O supervisor da Guarda Municipal enfatizou que o êxito do cerco policial se deveu diretamente à participação dos cidadãos locais, cujas denúncias deram início à investigação. "Se não fossem as denúncias anônimas recebidas pelas equipes, nada aí seria possível. Então, a gente reforça o trabalho da população também em fazer e continuar fazendo denúncias para os canais de segurança", concluiu Garcia, garantindo o anonimato absoluto para quem colabora com as forças policiais.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV