Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
DENGUE EM ARAPONGAS

Informe de Arapongas confirma 13 casos de dengue

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Informe de Arapongas confirma 13 casos de dengue
Autor Foto: Google Images

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Controle de Endemias divulgou nesta terça-feira, 06, o último Informe Epidemiológico (referente ao dia 28/03 a 27/03). Os dados mostram o registro de 302 notificações de dengue, sendo 13 casos confirmados da doença – dois autóctones (adquiridos dentro do município) e 11 importados. Outros 38 casos estão em investigação e 251 tiveram resultados negativos. No Informe anterior – de 14/03 a 20/03, Arapongas teve o registro de 291 notificações, 12 casos confirmados, 42 em investigação e 237 negativos.

LIRAa – O último levantamento do Índice Rápido de Infestação por aedes aegypti aponta a marca de 1,8 em Arapongas, o que indica risco médio, conforme preconiza o Ministério da Saúde. No Distrito Campinho esse índice é de 10,2 e Aricanduva 1,6. O atual período epidemiológico vai do início em agosto de 2020 e término no final de junho de 2021.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

SERVIÇOS

O Controle de Endemias segue atuante em combate ao mosquito aedes aegypti, causador não só da dengue, mas também do zyca vírus e da chikungunya. As equipes dos agentes de combate a endemias realizam vistorias e monitoramento de casa em casa e pontos estratégicos. Nos três Pronto Atendimento 18 Horas (Cj. Flamingos, Zona Sul e Jd. Petrópolis) e Jaime de Lima foram instaladas faixas com o seguinte aviso: “ DENGUE, a melhor prevenção é a sua participação. #todosnocombate/ Estamos em alerta!”.

O objetivo central é chamar cada vez mais a atenção da população para os cuidados básicos, porém, essenciais no combate e prevenção. Em uma parceria entre as Secretarias de Educação, Meio Ambiente e Saúde – através do Controle de Endemias, alunos da Rede Municipal de Ensino vão receber uma cartilha, com informações de combate a prevenção à dengue.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De maneira lúdica, as mensagens visam levam maior conscientização – por meio das crianças – aos adultos. Inicialmente, 7 mil exemplares foram confeccionados, com recursos da própria Secretaria de Saúde. Neste mês, a Prefeitura de Arapongas também encabeçou a campanha publicitária com foco no combate, com a mensagem: “ Se você deixar, o mosquito da dengue vai nadar de braçada”. O coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini, reforça que a união de esforços se faz essencial. E logo em seguida, frisa dicas importantes de prevenção.

“Com todos mobilizados conseguiremos a cada dia combater a dengue, e assim como no ano passado, sermos um dos municípios com mais de 100 mil habitantes que não entram em epidemia. Vamos repetir esse feito, porém, contamos também com a colaboração de cada cidadão nessa luta. Tirem 10 minutos diários e fiscalizem também os quintais e interior das residências, para eliminar qualquer acúmulo de água”, reitera.

PARANÁ

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o panorama de casos de dengue no Estado, a Sesa mostra o registro de 48.737 notificações, 7.747 casos confirmados, 133 casos severos da doença e 15 óbitos.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV