GM resgata 24 aves silvestres mantidas em cativeiro em Arapongas
Animais estavam escondidos nos fundos de uma residência; responsável foi encaminhado à delegacia pela corporação

Uma ação da equipe Ambiental da Guarda Municipal (GM) de Arapongas resultou no resgate de dezenas de pássaros mantidos ilegalmente em cativeiro na tarde de terça-feira (6). A ocorrência foi registrada no Jardim Alto da Boa Vista, após denúncias encaminhadas à Secretaria do Meio Ambiente (SEASPMA).
-LEIA MAIS: Mãe e filho assassinados em Campo Largo serão sepultados em Arapongas
De acordo com a corporação, as informações apontavam que um morador mantinha uma criação de aves silvestres em um cômodo nos fundos de sua casa. Após tentativas anteriores sem sucesso de encontrar alguém no imóvel, a equipe retornou ao local nesta terça-feira e conseguiu contatar o proprietário.
O morador permitiu a entrada dos agentes para a fiscalização, momento em que foi confirmada a veracidade das denúncias. No local, foram encontradas diversas gaiolas contendo aves exóticas, híbridas e silvestres.
Espécies apreendidas
Ao todo, os agentes contabilizaram 24 aves da fauna silvestre (cuja manutenção em cativeiro sem autorização é crime), além de outros pássaros exóticos. A lista de animais resgatados inclui:
- 15 Pintassilgos;
- 03 Coleiros;
- 02 Azulões;
- 01 Trinca-ferro;
- 01 Bigodinho;
- 01 Tiê-preto;
- 01 Tico-tico-rei.
Além destes, foram encontrados 18 canários (belgas e híbridos conhecidos como "Pintagol").
Destino dos animais
Todas as aves foram recolhidas e encaminhadas para a Unifil, em Londrina. Elas passarão por avaliação e cuidados veterinários para, posteriormente, serem reabilitadas e devolvidas à natureza.
O responsável pelos animais foi conduzido à 22ª Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais cabíveis. Ele também deverá comparecer à Secretaria do Meio Ambiente em data futura para a formalização do Auto de Infração Ambiental (AIA), o que deve gerar multa.



