Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
ARAPONGAS

Após recomendação do MP-PR, Rafael Cita anuncia extinção da Codar

Prefeito de Arapongas revela que será criada a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Manutenção Urbana

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Após recomendação do MP-PR, Rafael Cita anuncia extinção da Codar
Autor Sede da Companhia de Desenvolvimento de Arapongas (Codar) - Foto: Divulgação

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) expediu recomendação administrativa ao Município de Arapongas para que seja providenciada pela Administração Municipal a dissolução e a liquidação definitiva da Companhia de Desenvolvimento de Arapongas (Codar), uma sociedade de economia mista. A medida administrativa, emitida pela 1ª Promotoria de Justiça da comarca, decorre de investigações que evidenciaram a insustentabilidade operacional do atual modelo de negócios da entidade e prejuízos contínuos ao patrimônio municipal. Após receber a notificação, o prefeito Rafael Cita (PSD) anunciou nesta quinta-feira (21) a extinção da Codar e incorporação dos servidores em nova secretaria.

-LEIA MAIS: Confronto com a Polícia Rodoviária Estadual termina com dois mortos na BR-369, em Aricanduva

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Instituída por lei municipal em 1967, a Companhia teria como principal finalidade a exploração e operação dos sistemas de água potável e a coleta e remoção de esgoto sanitário. Entretanto, em 1975, tais serviços foram concedidos com exclusividade à Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Desde então, foram editadas diferentes normativas que modificaram os objetivos, as finalidades e a natureza jurídica da Codar, sendo identificadas irregularidades pela Promotoria de Justiça.

Um dos argumentos sustentados pelo MP-PR é o de que a Companhia não atende mais ao principal objetivo de sua criação, uma vez que passou a exercer outras atividades típicas de empresas privadas, sem qualquer relevância para o interesse coletivo. Além disso, a entidade tem apresentado sucessivos prejuízos financeiros, sendo a sua dissolução a alternativa mais viável para a preservação do interesse público municipal.

A recomendação indica ainda que a companhia deve cessar imediatamente a exploração de qualquer atividade econômica não prevista expressamente em sua lei de criação e que não atenda aos requisitos de segurança nacional ou de relevante interesse coletivo, conforme previsão constitucional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O prefeito de Arapongas, destinatário do documento, foi formalmente cientificado na última terça-feira, 19 de maio, sendo concedido prazo de 30 dias úteis para que a Promotoria de Justiça seja informada sobre o acatamento das medidas, sob pena, em caso de não atendimento das recomendações, de responsabilização judicial e ajuizamento de ação civil pública para a proteção do erário.

OUTRO LADO

O prefeito Rafael Cita disse na tarde desta quinta-feira (21) que recebeu com tranquilidade o pedido do Ministério Público para a extinção da Codar. “Na verdade, esse tem sido um projeto nosso desde que ocupei o cargo de Procurador Jurídico do Município. Só não tínhamos ainda todos os fundamentos para isso, coisa que agora construímos de forma conjunta com o Ministério Público e o Ministério Público de Contas”, afirmou o prefeito.

Rafael Cita destaca que o pedido do Ministério Público chega depois de uma reunião em que ele esteve presente na terça-feira (19), na Primeira Promotoria de Justiça de Arapongas. “Foi uma reunião muito boa e a solicitação do MP não é uma obrigação, mas sim fruto de um consenso”, acrescentou o prefeito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na mesma reunião, Rafael Cita frisou que a extinção da Codar será por incorporação, ou seja, o patrimônio e os funcionários serão incorporados à Prefeitura. “Não é uma novidade. O MP recomenda porque já era algo estudado pela Prefeitura. A Codar passou a ser deficitária há muito tempo e deixamos claro que temos interesse em fazer a extinção, porém em forma de incorporação. Isso está previsto na lei de sociedades de economia mista e na lei das S/A”, argumenta o prefeito. A Codar tem cerca de 80 funcionários e um patrimônio avaliado em R$ 40 milhões.

NOVA SECRETARIA

Com a incorporação da Codar, Rafael Cita anuncia que será criada a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Manutenção Urbana. Ela vai absorver os servidores e o patrimônio da Codar. Todo o processo de extinção e incorporação terá também a participação de Sílvio Pinetti, novo presidente da Codar, que deverá ser o titular da nova secretaria.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV