"A obra vai sair", diz prefeito Rafael Cita sobre o Contorno de Arapongas
Prefeito Rafael Cita afirma que retomada da obra deve ocorrer em breve no município
As aguardadas obras do Contorno Viário de Arapongas estão oficialmente destravadas e devem começar em breve. A garantia foi dada pelo prefeito Rafael Cita (PSD), após a prefeitura alinhar as etapas finais de execução do projeto em tratativas diretas com a concessionária Viapar e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR). Com a liberação, a intervenção rodoviária, orçada em cerca de R$ 200 milhões, deve resolver um dos maiores gargalos logísticos da região. "A obra vai sair", disse Cita nesta sexta-feira (27) durante anúncio de recursos para o Hospital Norte Paranaense (Honpar), com a presença do governador Ratinho Junior (PSD). Veja o vídeo
-LEIA MAIS: Viapar, DER e Prefeitura discutem retomada das obras do Contorno Viário de Arapongas
O projeto abriga um trecho de aproximadamente 10 quilômetros de pistas duplas, com acostamentos e seis viadutos, ligando pontos estratégicos da BR-369. O objetivo principal é retirar o tráfego pesado de veículos de carga do perímetro urbano, especialmente da Avenida Maracanã, oferecendo mais segurança e fluidez ao trânsito local.
Questionado sobre o andamento do projeto e a desconfiança pública devido à longa espera pelo contorno, Cita foi categórico ao afirmar seu compromisso com a transparência em relação ao imbróglio jurídico envolvendo o projeto.
"Pode ver nas minhas entrevistas anteriores, nas minhas postagens e tudo mais: eu sempre falei que a gente avançou. Eu sempre tive responsabilidade e cuidado pra levar a informação para o cidadão. E agora eu venho aqui com segurança: a gente não só avançou, a obra vai sair! E eu não seria bobo, em sendo político, de gravar um vídeo falando que a obra vai sair e isso me prejudicar depois. Então, esse papo não é de que é ano eleitoral, não. Vocês vão ver. O primeiro trator que entrar lá, eu vou subir em cima, inclusive", declarou o prefeito.
SAÚDE
Além da infraestrutura de transportes, a entrevista destacou a forte expansão dos serviços públicos no município. Arapongas, que já possui economia consolidada na indústria moveleira (responsável por cerca de 60% do PIB local), no agronegócio e na produção de ovos, agora visa se tornar uma potência médica no interior paranaense.
Foi anunciado um convênio de R$ 44 milhões do Governo do Estado para a construção de uma nova clínica de quimioterapia. "É mais dignidade pra população do estado do Paraná e, sobretudo para a população de Arapongas, que é a sede desse grande empreendimento", explicou Cita, em referência à Clínica de Oncologia no Honpar.
Segundo Cita, a meta é de que, após a conclusão das obras no complexo, Arapongas passe a abrigar uma das maiores estruturas hospitalares paranaenses. "Aliás, vai ser provavelmente depois da obra pronta o maior hospital do estado do Paraná. Isso é um grande orgulho para a nossa cidade", acrescentou.
EDUCAÇÃO
O setor educacional também foi contemplado pelo governo estadual. Na última semana, após visita à Bolsa de Valores de São Paulo (B3), foram confirmados R$ 58 milhões em repasses estaduais para a construção de duas novas escolas na cidade. O investimento estadual vai garantir a oferta de 700 vagas em cada uma das modernas unidades de ensino, que serão instaladas de forma estratégica nos bairros São Rafael e Jardim Interlagos.