Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
ARAPONGAS

Arapongas recebe IV Encontro Municipal de Mobilização Nacional Pró-saúde da população negra

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Arapongas recebe IV Encontro Municipal de Mobilização Nacional Pró-saúde da população negra
Autor Foto: Reprodução

O município de Arapongas recebe nos dias 26 e 27 de outubro, o IV Encontro Municipal de Mobilização Nacional Pró-saúde da população negra - VIDA LONGA COM SAÚDE E SEM RACISMO DE ARAPONGAS (PR). O evento vai reunir ações voltadas a questões sobre igualdade racial, o SUS e as comunidades de terreiros, Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN),as Prevalentes na População Negra: conhecer para prevenir, identificar para combater o racismo institucional (Hipertensão Arterial; Diabetes Mellitus; Doença Falciforme; Violência Obstétrica e Saúde da Mulher Negra), recreação paras as crianças, entre outros.

O Ministério da Saúde institiu, em 2009, a Política Nacional de Saúde Integral da População negra(PNSIPM), por meio da portaria GM/MS nº 992, de 13 de maio de 2009. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Todas as atividades serão desenvolvidas na sede das entidades  Ilé Àse Ti Tóbi Ìyá Àfin Òsùn Alákétu e AIABA - Associação Interdisciplinar Afro-Brasileira e Africana, situada na Rua Dançador Estrela, 424 - Jd. Alto da Boa Vista. No dia 26, a programação terá início às 7h00, seguindo até às 17h30. No dia 27 de outubro, as atividades começam às 7h00 até às 17h00.

A abertura oficial acontece no dia 26 (sábado), às 9h00, com a presença de autoridades, além de realização de palestras direcinadas aos profissionais área da saúde. Já às 16h30, acontece uma "mesa redonda", com a participação de representantes do Ministério

Público, prefeito de Arapongas Sérgio Onofre, secretário municipal de Saúde, Moacir Paludetto Júnior, autoridades da Secretaria de Estado da Saúde, e a representante da sociedade civil de interesse público e entidade religiosa de matriz africana, Ìyá Joilda. Na oportunidade, será explanada o tema: " O Estado e a Sociedade Civil Organizada: Desafios e perspectivas da atanção integral à população negra, incluindo os povos tradicionais de religiões de matriz africana, população indígena e quilombolas nos diversos territórios. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 27, as atividades serão voltadas ao público alvo do evento e toda a sociedade civil. 

O IV Encontro Municipal de Mobilização Nacional Pró-saúde da população negra, VIDA LONGA COM SAÚDE E SEM RACISMO DE ARAPONGAS (PR) é promovido e realizado pela Ilé Àse Ti Tóbi Ìyá Àfin Òsùn Alákétu e AIABA – Associação Interdisciplinar Afro-Brasileira e Africana. Conta com a promoção da Rede Mulheres Negras Paraná.  Além de contar com a parceira da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA), 16ª Regional de Saúde de Apucarana/SESA, Prefeitura do Município de Arapongas, através Secretaria Municipal de Saúde.

APOIO: SUS, Sesa, Hemepar, Coordenação Estadual DST/AIDS, Honpar, AFALP, RENAFRO - Rede Nacional de de Religiões Afro-brasileiras e saúde, Cetec Cartuchos,Aratintas, Escritório Hércules e Roda Capoeira pela Paz e União. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O município de Arapongas recebe nos dias 26 e 27 de setembro, o IV Encontro Municipal de Mobilização Nacional Pró-saúde da população negra - VIDA LONGA COM SAÚDE E SEM RACISMO DE ARAPONGAS( PR). O evento vai reunir ações voltadas a questões sobre igualdade racial, o SUS e as comunidades de terreiros, Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), Doenças Prevalentes na População Negra: conhecer para prevenir, identificar para combater o racismo institucional (Hipertensão Arterial; Diabetes Mellitus; Doença Falciforme; Violência Obstétrica e Saúde da Mulher Negra), recreação paras as crianças, entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Todas as atividades serão desenvolvidas na Associação Interdisciplinar Afro-Brasileira e Africana e Rede Mulheres Negras Paraná (AIABA), situada na Rua Dançador Estrela, 424 - Jd. Alto da Boa Vista, das 07h00 às 17h00(em ambos os dias).

A abertura oficial acontece no dia 26 (sábado), às 9h00, com a presença de autoridades, e palestra com Afife Maria dos Santos Mendes Fontanini, Professora(Núcleo Regional da Educação de Apucarana/NRE).

O IV Encontro Municipal de Mobilização Nacional Pró-saúde da população negra – é realizado pela AIABA – Associação Interdisciplinar Afro-Brasileira e Africana e Ilé Àse Ti Tóbi Ìyá Àfin Òsùn Alákétu, promovido pelo Ilé Àse Ti Tóbi Ìyá Àfin Òsùn Alákétu, AIABA - Associação Interdisciplinar Afro-Brasileira e Africana e Rede Mulheres Negras Paraná. Além de contar com a parceira da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA), 16ª Regional de Saúde de Apucarana/SESA, Prefeitura do Município de Arapongas, através Secretaria Municipal de Saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

APOIO: SUS, Sesa, Hemepar, Coordenação Estadual DST/AIDS, Honpar, AFALP, Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e saúde, Cetec, Aratintas, Escritório Hércules e Roda Capoeira pela Paz e União. 

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV