Vereadora pede PAI 24h e farmácia para atender crianças em Apucarana
Pedidos aprovados por unanimidade na Câmara visam suprir demandas de saúde no período de baixas temperaturas.
A Câmara Municipal de Apucarana aprovou por unanimidade, durante a sessão ordinária realizada na noite desta segunda-feira (22), dois requerimentos que solicitam melhorias no Pronto Atendimento Infantil (PAI). As propostas, de autoria da vereadora Eliana Rocha (Solidariedade), pedem a ampliação do atendimento da unidade para 24 horas e a instalação de uma farmácia interna para a entrega de medicamentos.
- LEIA MAIS: Em sessão marcada por embates, PL do Compliance avança na Câmara de Apucarana
O objetivo principal dos pedidos é descentralizar o fluxo de pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e garantir suporte especializado para crianças durante a madrugada, período em que as temperaturas na região tendem a cair. Com a aprovação legislativa, os requerimentos seguem agora para a análise do Poder Executivo Municipal.
De acordo com a parlamentar, as solicitações refletem demandas frequentes que chegam à comunidade. Em sua justificativa, ela ressaltou a urgência do plantão noturno devido à sazonalidade climática.
"Eu, como vereadora, sou representante das mães, das mulheres de Apucarana e das famílias da nossa cidade, e trouxe uma demanda hoje que chega muito no meu gabinete, que seria para que o PAI tivesse o atendimento por 24 horas, como é o nosso UPA, né. Principalmente nesses meses onde a as temperaturas vão baixar muito, né, a gente tá vendo aí, eh, esses alertas, recebendo e- essas demandas que as pessoas nos trazem", afirmou Eliana Rocha.
A vereadora também detalhou as dificuldades enfrentadas pelos pais que buscam a UPA fora do horário comercial e pontuou a necessidade de que os remédios receitados sejam retirados no próprio local de atendimento.

"Quem é mãe sabe que a maioria das febres aparece no meio da noite, né, às vezes pela madrugada. Então é a hora que elas vão precisar levar suas crianças ao PAI. Estão levando no UPA, mas lá acaba demorando um pouco mais e não tem o atendimento adequado como é no PAI pras nossas crianças. E o outro requerimento, também relacionado às crianças de Apucarana, pra que a gente possa ter dentro do PAI, do Pronto Atendimento Infantil, uma farmácia, pra que possa atender aquelas mãezinhas, aquelas crianças que vão até ali e acabam tendo que se deslocar, muitas vezes de pé, até a nossa farmácia 24 horas que é ali próximo ao UPA", explicou.
Após o aval de todos os vereadores na Casa, as propostas dependem agora da sensibilidade técnica e financeira da prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde para saírem do papel.
"Gostaria de pedir encarecidamente, respeitosamente, à nossa gestão municipal, ao secretário de Saúde, ao prefeito, pra que atenda esses dois requerimentos que foram aprovados aqui na Câmara, que não é esta vereadora que está pedindo. Eu estou aqui utilizando o meu dever de representar as mães de Apucarana, as mulheres e as famílias, trazendo esses dois requerimentos hoje que foram aprovados. Então aguardamos aí que a gente tenha boas notícias e que eles possam...", concluiu a parlamentar.
