Vereador faz balanço da gestão municipal de Apucarana e destaca R$ 38 milhões em economia
Tiago Cordeiro (PDT) listou algumas ações voltadas para a educação, infraestrutura e saúde pública na sessão da Câmara Municipal desta segunda (06)

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Apucarana (PR) desta segunda-feira (06), o vereador Tiago Cordeiro (PDT) fez um balanço da atual gestão do prefeito Rodolfo Mota (União Brasil). Em seu discurso no expediente, o parlamentar enfatizou os esforços de reestruturação administrativa, listando ações voltadas para a educação, infraestrutura e, sobretudo, para a saúde pública do município. Assista a entrevista no fim da matéria.
LEIA MAIS: Beto Preto retoma mandato na Câmara dos Deputados em Brasília
De acordo com o vereador, o Executivo encontrou desafios estruturais ao iniciar o mandato no ano passado. "O prefeito Rodolfo assumiu uma prefeitura bagunçada. Teve que trabalhar, arregaçar as mangas, botar a casa em ordem", disse Tiago. Após essa organização inicial, o parlamentar apontou que a contenção de gastos gerou resultados expressivos para os cofres públicos: "Nós tivemos aí algo que nos parecíamos impossível. 38 milhões de frutos de economia. Economia feita por um trabalho sério, que é um dinheiro que vai ser aplicado na melhoria dos serviços", comentou.
Uniformes escolares
Na área da educação, Tiago ressaltou a entrega de kits completos de uniformes e materiais para mais de 12 mil alunos da rede municipal. O vereador também destacou a inclusão da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) no programa governamental. "Vocês acreditam que a Apae não recebia uniforme gratuito? Isso iniciou na gestão do prefeito Rodolfo Mota. Todos os alunos da Apae recebem, desde o ano passado, o kit de uniforme completo", frisou.
Saúde
A saúde pública ocupou a maior parte do balanço do pedetista. Ele elencou a renovação da frota, que na última semana recebeu duas novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e outros seis veículos, substituindo unidades antigas que apresentavam problemas mecânicos.
Na atenção básica, Tiago mencionou reformas em andamento, como a da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Reis, e adiantou que a unidade do distrito de Pirapó será a próxima a receber melhorias estruturais. Outro ponto crítico abordado foi o Laboratório Municipal, que passará por uma mudança de endereço devido às condições atuais. "Um local insalubre. Não tem condições nenhuma, não tem estrutura adequada para receber as pessoas", descreveu o vereador, prometendo uma nova instalação com estrutura moderna, estacionamento e atendimento humanizado.
Ainda na área de saúde, o parlamentar comemorou a marca iminente do Pronto Atendimento Infantil (PAI), que deve ultrapassar os 50 mil atendimentos nos próximos dias, e o destravamento das filas de espera do município. "Nós tivemos mais de 800 mil exames. E olha só, exame parado, exame na fila, pessoas esperando 4, 5, 6, 8 anos. Tem exame de 2017", denunciou, afirmando que a demanda reprimida está sendo sanada, juntamente com a realização de 98 mil consultas de especialidades.
O vereador encerrou seu balanço reforçando a urgência dos investimentos no setor. "Saúde não é luxo. É necessidade. E quando a gente pensa nisso, a gente pensa aí com amor, a gente pensa que precisa saber usar o dinheiro público com responsabilidade", concluiu.
