Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
PACOTE DE OBRAS

Ratinho Junior anuncia investimentos que somam mais de R$ 1 bi em Apucarana

São recursos para saúde, saneamento básico, educação e infraestrutura urbana

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline



O governador Ratinho Junior (PSD) anunciou nesta sexta-feira (30) uma série de investimentos para Apucarana que somam mais de R$ 1 bilhão. São recursos para saúde, saneamento básico, educação e infraestrutura urbana. O evento também marca as comemorações de 82 anos da cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

-LEIA MAIS: Com presença de Ratinho Junior, Copel inaugura subestação de R$ 94 milhões em Apucarana

O aporte contempla R$ 18,6 milhões para fortalecer a rede pública de saúde; R$ 1 bilhão para o saneamento até 2030; R$ 32 milhões para pavimentação urbana; R$ 20,6 milhões para benfeitorias de segurança pública; R$ 12 milhões para a habitação; e outros R$ 45 milhões para a Educação.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

							Ratinho Junior anuncia investimentos que somam mais de R$ 1 bi em Apucarana
AutorPrefeito Ratinho Junior discursa durante solenidade - Foto: Jonathan Campos/AEN

“Estou muito feliz de estar em Apucarana entregando mais de R$ 1 bilhão em investimentos, justamente no aniversário de uma cidade importante, que vem crescendo muito, tem um polo têxtil muito forte – o maior do Paraná. E que gera muito emprego, se desenvolvendo muito na agroindústria também”, afirmou o governador. Ele também ressaltou a diversidade das obras apresentadas para a cidade.

“Celebramos muito porque estamos falando de mais de R$ 1 bilhão para mudar a vida do povo de Apucarana e construir um futuro. Estamos garantindo, com segurança energética, com segurança hídrica, com novas obras, com 100% de asfalto e LED, com novas obras na saúde, que a cidade possa se desenvolver e crescer pelos próximos vinte, trinta anos”, declarou o prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

							Ratinho Junior anuncia investimentos que somam mais de R$ 1 bi em Apucarana
AutorAutoridades durante solenidade em Apucarana - Foto: Lis Kato

SAÚDE — Na Saúde, o investimento se divide entre a ampliação da infraestrutura física e o reforço da frota de veículos. Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o município receberá 20 veículos — 10 ambulâncias, um micro-ônibus, uma van para transporte de pacientes, um ônibus e sete carros — com investimento de R$ 4 milhões.

Na infraestrutura, os investimentos se concentram na qualificação da atenção primária e dos atendimentos de urgência e emergência. Será construído um Pronto-Atendimento Municipal (PAM) ao custo de R$ 5,5 milhões.

A unidade terá mais de 800 metros quadrados de área construída e capacidade para atender casos de baixa e média complexidade, oferecendo serviços como exames, suturas e atendimento de emergência. Também será direcionado outro R$ 1,5 milhão para a compra de equipamentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apucarana receberá ainda cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) com investimento total de R$ 6 milhões. Quatro delas terão 378 metros quadrados cada, abrigando duas equipes de Atenção Primária à Saúde (Tipo II), e uma terá 423 metros quadrados, com pelo menos três equipes de Atenção Básica (Tipo III). Além disso, estão previstas reformas de quatro UBS, com investimento de R$ 1,2 milhão.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, lembrou que foi prefeito de Apucarana e celebrou a grande quantidade de recursos enviada para o município com o apoio de deputados e do Governo do Estado. “É muito satisfatório termos tantos investimentos em Apucarana, que está sendo atendida com muito carinho e respeito. Vai ganhar um novo pronto atendimento, uma nova UPA. Durante seis anos de mandato como prefeito aqui, recebi uma ambulância do Estado e três veículos baixos. Foi essa a presença da Secretaria da Saúde em uma cidade com 140 mil habitantes”, lembrou, para exaltar o que vem sendo feito nos últimos anos.

“No nosso mandato como secretário, já mandamos, junto com o governador, mais de cem veículos pra cá. São dez ambulâncias só nesse evento. Porque sem ambulância não se consegue atender a população. E carro da prefeitura anda o dia inteiro”, acrescentou Beto Preto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

SANEAMENTO — No saneamento, o principal projeto é o Sistema Integrado da Região Metropolitana de Londrina (SAINP), com primeira etapa estimada em R$ 650 milhões, envolvendo Apucarana, Arapongas e Rolândia, com início previsto para 2026. Até 2030, o total programado para a área em Apucarana e região chega a R$ 787,5 milhões. Como já estão sendo investidos outros R$ 240 milhões, a cifra passa de R$ 1 bilhão.

“Já fizemos no mandato do governador Ratinho Junior R$ 240 milhões em investimentos só em Apucarana. São mais R$ 650 milhões nesta obra e mais R$ 130 milhões para os próximos cinco anos”, falou o presidente da Sanepar, Wilson Bley. Segundo ele, a intervenção no SAINP é semelhante ao que ocorre hoje em Curitiba.

“Nós vamos tirar a água do rio Taquaras, tirar água do rio Tibagi. E quando tiver uma escassez hídrica em algum dos municípios, a gente vai poder comunicar um sistema ao outro e ter tranquilidade nesse fornecimento”, explicou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A primeira etapa prevê a ampliação do abastecimento com a construção de duas unidades de captação, no Rio Taquaras e Ribeirão Apertados, que, juntas, terão capacidade de captação de 1.200 litros por segundo. Uma nova Estação de Tratamento de Água e a ampliação do reservatório Papa Piri, em 400m³, em Arapongas, são outras medidas programadas.

O projeto completo do SAINP (considerando etapas futuras) tem potencial para produzir até 5,5 mil litros de água por segundo e atender 1,4 milhão de consumidores, incluindo também os municípios de Londrina e Cambé.

Além do projeto estruturante, há obras em andamento na cidade, como melhorias nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) Biguaçu (R$ 67 milhões) e Barra Nova (R$ 53,8 milhões), implantação de elevatória e 32 km de tubulações no Jardim Interlagos (R$ 10,4 milhões), além da implementação de nova célula do Aterro Sanitário (R$ 14,7 milhões). Os projetos executivos para ampliação do sistema de água e esgoto custaram R$ 9,8 milhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PAVIMENTAÇÃO — Na área urbana, o pacote anunciado nesta sexta-feira inclui R$ 32 milhões voltados para pavimentação, sendo R$ 17 milhões para recape asfáltico e R$ 15 milhões para pavimentação de ruas, por meio do programa Asfalto Novo, Vida Nova. Com isso, a Secretaria das Cidades chega a R$ 88 milhões em pavimentação (projetos concluídos, em execução, em licitação e em elaboração), incluindo R$ 50 milhões via Asfalto Novo, Vida Nova com projetos em elaboração e análise.

“É asfalto, melhoria da infraestrutura, iluminação de LED. Não terá nenhum poste em Apucarana com iluminação tradicional. Isso garante segurança pública, redução de criminalidade e qualidade de vida”, falou o secretário das Cidades, Guto Silva. Ele ressaltou ainda que o alcance das benfeitorias na região vai muito além das ruas e calçadas. E é uma questão de responsabilidade.

“Temos que olhar toda a infraestrutura. As cidades-pólos do Paraná têm crescido de uma forma muito consistente. Apucarana é uma delas. Só que quando uma cidade cresce, precisa de mais água, mais esgoto, mais pavimento, mais energia”, elencou. “Então, tudo isso a gente tem olhado, tem feito um trabalho de planejamento para garantir que essas cidades cresçam de forma sustentável, de forma organizada, garantindo a qualidade de vida, que já é uma marca importante do Paraná”, complementou, referindo-se ao pacote de investimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o levantamento da pasta, já são mais de R$ 126 milhões em ações via Secid desde 2019 em Apucarana. Somente nos projetos em execução são R$ 15,3 milhões, com destaque para R$ 13,2 milhões em pavimentação e recape de vias urbanas. Além de R$ 2 milhões para reforma do Centro de Convivência, com piscina aquecida e cobertura, na Avenida Aviação – 90% da obra está concluída.

TRABALHO DE 10 ANOS

O secretário Beto Preto destacou os investimentos na cidade. "Quero dizer que este é um trabalho de mais de 10 anos, envolvendo muitos assuntos, principalmente Copel, Sanepar e Corpo de Bombeiros. Tudo isso é um esforço que vem desde a época em que eu era prefeito. Agora, o governador Ratinho Júnior, com sua sensibilidade, atendeu aos pleitos. As obras da Copel e da Sanepar são estratégicas para o futuro da cidade. É um trabalho técnico que às vezes não aparece na imprensa, por isso agradeço a presença de vocês. Quando fala em R$ 1 bilhão, é muito recurso, mas é o recurso necessário para a cidade continuar crescendo", disse.

CONQUISTA

O prefeito Rodolfo Mota (União Brasil) destacou o montante de investimentos anunciados. São mais de R$ 1 bilhão para mudar a vida do povo de Apucarana e construir o futuro. "Apucarana tem muito potencial e estamos garantindo segurança energética, segurança hídrica e novas obras. Teremos 100% de asfalto, 100% de LED, novas obras na saúde e novos equipamentos para o pátio de máquinas. É um compromisso que eu tinha com o povo e que o governador Ratinho Júnior e nossos deputados estão ajudando a realizar. Não se faz isso só com dinheiro da prefeitura. Precisa da mão forte do Governo do Estado e de um coração generoso como o do governador", assinalou.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV