Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
EMPREENDIMENTO

“Praça Mauá” de Apucarana ganha ponto gastronômico

A histórica Praça Mauá, que integra o complexo da Estação Ferroviária de Apucarana, agora conta com um empreendimento solidário na área da gastronomia

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

“Praça Mauá” de Apucarana ganha ponto gastronômico
Autor Foto: Reprodução

A histórica Praça Mauá, que integra o complexo da Estação Ferroviária de Apucarana, agora conta com um empreendimento solidário na área da gastronomia. Fomentado dentro do Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino da Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família, o “Kioske R5” iniciou as atividades nesta segunda-feira (10/01) e já tem atraído muitos clientes, em especial trabalhadores das empresas da região.

Em visita ao “trailer”, o prefeito Júnior da Femac destacou que o quiosque é um empreendimento familiar, gerenciado por esposa e marido após receberem capacitação dentro do programa municipal. “Os produtos comercializados são fornecidos por outros empreendimentos da própria rede solidária. Tudo de qualidade, produzido dentro das normas da saúde e da vigilância sanitária”, enaltece o prefeito Júnior da Femac, parabenizando a iniciativa do casal Roberta Aparecida de Almeida Ribeiro e Rodrigo Marques Ribeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A proposta, segundo explica a secretária da Mulher, Denise Canesin, inicia com um cardápio tradicional de salgados, pão de queijo, café com leite, suco e lanches rápidos para atender principalmente aos trabalhadores das empresas do entorno da praça, que foi totalmente revitalizada pela administração municipal. “Contudo, ainda sob assessoria municipal, o casal já está em negociação com outros empreendimentos da rede para que possam variar ainda mais o cardápio, comercializando, por exemplo, o mel da “Casa do Mel”, e o café genuinamente apucaranense”, revela a secretária, frisando que desde o ano passado as atividades do segmento de gastronomia do programa são compartilhadas com a Secretaria da Assistência Social, chefiada pela secretária Ana Paula Nazarko.

Além do quiosque, a ideia do prefeito Júnior da Femac é possibilitar a instalação de outros empreendimentos solidários na Praça Mauá. “Após a revitalização do espaço chegamos a realizar o evento “Tem feirinha na Mauá”, mas devido à pandemia o projeto precisou ser paralisado. A partir de um panorama sanitário favorável, a tendência é de que o projeto será reativado, levando mais movimento a este histórico espaço público, gerando renda aos empreendedores, opção de comércio e lazer para os trabalhadores da região e população em geral”, comenta Bete Berton, superintendente da Secretaria da Mulher.

Em atividade há mais de sete anos, o Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino de Apucarana já capacitou 950 pessoas, sendo 5% deste público formado por homens, em geral maridos e filhos que auxiliam as mulheres no empreendimento. “Com a inauguração do Kioske R5, hoje o programa conta com 12 espaços públicos de comercialização em diversos segmentos, com destaque às atividades de gastronomia, artesanato, beleza e estética, plantas medicinais e confecção. Também temos as hortas solidárias em funcionamento em diversos bairros com produção de hortaliças orgânicas e convencionais, e empreendimentos solidários no setor de prestação de serviços”, informa Denise Canesin, secretária da Mulher de Apucarana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com ela, o programa conta ainda com longa parceria das secretarias da Assistência Social e da Agricultura e, mais recentemente, com a da Secretaria da Indústria, Comércio e Emprego, que possibilita à empreendedora solidária acesso a uma variedade de linhas de crédito através de convênio com o Fomento Paraná e o Banco da Mulher Empreendedora, iniciativas do Governo Estadual. “Empréstimos, com juros menores que os oferecidos pela rede bancária tradicional, que as mulheres empreendedoras podem solicitar junto a guichê de atendimento no térreo do prédio central da prefeitura”, comunica Denise Canesin, secretária Municipal da Mulher e Assuntos da Família, destacando ainda o apoio recebido do prefeito Júnior da Femac. “Todas as demandas da nossa secretaria sempre são atendidas pelo prefeito. Um gestor que valoriza e incentiva o empreendedorismo, a geração de trabalho e renda com vistas à autonomia financeira da mulher”, revela a secretária.

Serviço – Mais informações sobre o programa e como ter acesso à capacitação podem ser obtidas no Espaço Mulher, que fica na Rua Oswaldo Cruz, 432. O telefone de contato é o 3122-0457.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV