Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
EDUCAÇÃO

Estudantes apucaranenses conhecem o Museu do Café

Visitas dos estudantes ao Museu do Café começaram em março e vão até agosto, duas vezes por semana, no período vespertino

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Estudantes apucaranenses conhecem o Museu do Café
Autor Vistas contemplam turmas de 4º ano - Foto: reprodução/prefeitura de Apucarana

A Autarquia Municipal de Educação (AME) de Apucarana e a Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur) renovaram a parceria para o desenvolvimento do projeto “Museu-Escola: conhecendo a história do café” nas trinta e seis escolas municipais de Apucarana no ano letivo de 2024.

LEIA MAIS - Junior da Femac recebe diretores do Sindicato Rural Patronal

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

“Por meio deste projeto, os 1366 estudantes nas turmas de 4º Ano terão a oportunidade de visitar o Museu do Café, no distrito de Pirapó, e conhecer como se deu a colonização do nosso município e sua relação com a cultura cafeeira. Depois da visita, os alunos ainda vão assistir a aulas sobre o tema, conforme previsto no currículo escolar, e serão incentivados a produzir textos, contando o que viram e aprenderam a respeito da história de Apucarana,” detalhou a secretária de educação, Marli Fernandes.

“O cultivo do café foi fundamental para o desenvolvimento do nosso município. O cereal começou a ser plantado na segunda metade da década de 1930 e rapidamente mudou o perfil econômico e cultural de Apucarana, com a vinda de milhares de imigrantes japoneses, ucranianos, italianos, alemães, portugueses, libaneses, entre outros. Aprender sobre a trajetória da própria cidade contribui para a construção da identidade das crianças, que passam a reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, a valorizar a diversidade étnica e a respeitar o patrimônio histórico local,” acrescentou o prefeito Junior da Femac.

O Museu do Café foi inaugurado em 2012, a partir da revitalização das antigas instalações da estação ferroviária e de três casas, localizadas em um terreno de 12 mil metros quadrados, no distrito de Pirapó. Todo o processo de reforma e restauração foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a fim de manter as características originais e preservar a memória cultural e histórica das construções. O local conta com um vasto acervo de peças de época captado junto a pioneiros e descendentes, como ferramentas, apetrechos, utensílios domésticos, documentos e fotos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As visitas dos estudantes ao Museu do Café começaram em março e vão até agosto, duas vezes por semana, no período vespertino, contemplando todas as turmas de 4º ano das trinta e seis escolas municipais de Apucarana. Os passeios são guiados por funcionários e estagiários da Promatur, devidamente capacitados e identificados.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV