Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
20 DE ABRIL

Escolas de Apucarana promovem ações pela paz nesta quinta-feira

Simbolismo da data assombra a comunidade escolar e objetivo das instituições é ressignificar o dia com sentimentos de paz e fraternidade

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Escolas de Apucarana promovem ações pela paz nesta quinta-feira
Autor Alunos participaram de confraternização no Colégio Platão nesta quinta-feira (20) - Foto: reprodução

Escolas de Apucarana, norte do Paraná, desenvolveram ações nesta quinta-feira (20) para promover a paz e reforçar a importância da fraternidade. O objetivo é ressignificar o dia 20 de abril, data que marca os 24 anos do massacre em Columbine, nos Estados Unidos, além de ser o aniversário de Adolf Hitler, o que traz uma associação dos ataques de extermínio em massa com a ideologia nazista.

Em uma rede de escolas do setor privado foi criado o Dia da Compaixão, Amor e da Gratidão para ressaltar a importância de fazer o bem. Segundo o diretor-geral, professor Osvaldo Massaji Ohya, os alunos participaram de uma confraternização no café da manhã e trouxeram doces para compartilhar com amigos e professores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- LEIA MAIS: Fake news falam em ataque a escolas no dia 20 de abril; entenda a data

Na próxima semana os estudantes, professores e funcionários em geral participarão de palestras com psicólogos para abordar temas como fraternidade, respeito e fortalecimento das relações interpessoais.

“Enfeitamos a escola com corações na entrada e saída dos corredores e entregamos corações aos alunos. Também foi divulgado um vídeo de conscientização com mensagens de paz e amor. A gente quer mudar a forma de comemorar o dia 20 de abril. Acho que os alunos entenderam a mensagem”, afirma Ohya.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ideia de ressignificar a data surgiu após diversas ameaças a escolas surgirem nas redes sociais, a maioria marcando o ato criminoso para o dia 20 de abril. Os perfis criminosos começaram a movimentar a internet e gerar pânico após o ataque em uma creche particular em Blumenau, Santa Catarina.

Ohya revela que esses acontecimentos causaram muita preocupação para a educação que iniciou um trabalho para reforçar a segurança dos estabelecimentos de ensino. “Passamos por palestras, treinamento com a Polícia Militar, reunião no Fórum com integrantes de todos os setores para discutir estratégias de melhorias na segurança, entre outras ações. Estamos seguindo tudo o que nos propõem para melhorar a segurança”, assinala.

O diretor ressalta, contudo, que a escola está fazendo a sua parte e que a família também deve ficar atenta a qualquer comportamento que possa representar risco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A família deve acompanhar o filho, prestar a atenção no que ele está fazendo, com quem conversa, verificar a mochila antes de sair de casa e monitorar o que ele faz na internet. Isso também nos ajuda bastante”, alerta.

COMBATE AO BULLYING

A rede segue uma política muito dura contra o bullying e adotou estratégias de combate que incluem educação socioemocional. “A gente tem uma política muito dura contra o bullying, quando a gente percebe a gente conversa com todos os pais”, assinala.

De acordo com Ohya, a parceira com o Programa Escola da Inteligência trabalha emoções dos alunos desde os 4 anos de idade até os 12 anos ao menos uma vez por semana. O programa tem intuito de desenvolver as habilidades socioemocionais em todas as fases da idade escolar. As ações propostas confirmam a necessidade da educação socioemocional para a formação integral do ser humano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

REDE MUNICIPAL

Na rede municipal de ensino foram realizadas ações voltadas aos pais e professores. Na manhã de quarta-feira (19/4), os diretores e professores dos CMEIs e Escolas participaram de um treinamento com a Polícia Militar. Segundo a assessoria de imprensa, as escolas mantêm uma comunicação próxima e aberta com os pais dos alunos, por meio dos grupos de whatsapp.

.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV