Desmoronamento aumenta cratera em rua do Núcleo João Paulo; veja
Adutora da Sanepar rompeu e deixou moradores sem água em bairro de Apucarana
As chuvas intensas dos últimos dias provocaram um novo desmoronamento na cratera aberta na Rua Rio dos Patos, no Núcleo João Paulo I em Apucarana (PR). A movimentação do solo, somada à queda de uma árvore, acabou rompendo a adutora da Sanepar e interrompeu nesta segunda-feira (17) o abastecimento de água no bairro e imediações. Os moradores pedem providências para solucionar o problema.
-LEIA MAIS: Apucarana já supera média histórica de chuva para novembro
Equipes técnicas da prefeitura confirmaram ainda o risco iminente de queda de outra árvore, que poderia causar novos danos à rede e representar perigo aos moradores e a quem circula pelo local.
Para permitir o corte seguro da árvore por parte da equipe da prefeitura, a Copel foi acionada, mas a companhia teria solicitado, segundo o secretário de Meio Ambiente, Marcos Diego da Silva, um prazo de 15 dias para realizar para suspensão do fornecimento de energia elétrica na área. O secretário afirma que os servidores municipais precisam fazer o corte da árvore mesmo assim por conta da urgência e da necessidade dos moradores.
Equipes da Sanepar e das secretarias municipais de Obras e de Meio Ambiente atuaram no local para remediar o problema, realizando estabilização da área, a avaliação dos danos, o manejo arbóreo e as ações emergenciais para restabelecer, o mais rápido possível, o fornecimento de água.
A Prefeitura de Apucarana reforça que o processo licitatório para definição da empresa responsável pelos reparos estruturais da Rua Rio dos Patos está em fase final, e que as medidas emergenciais seguem sendo adotadas para garantir a segurança da comunidade e minimizar os impactos à população.
O secretário municipal de Obras, engenheiro Mateus Franciscon Fernandes, detalhou que aproximadamente 50 metros de tubulação precisarão ser substituídos.




