Crise de desabastecimento em Apucarana leva vereadores a propor CPI da falta d'água
Desabastecimento de água foi uma das pautas mais discutidas na sessão desta segunda-feira (23) da Câmara Municipal

Os problemas de abastecimento de água dominaram as discussões da Câmara de Vereadores de Apucarana (PR) nesta segunda-feira (23). Reflexo de várias notícias de desabastecimento de bairros da cidade no final de semana, os vereadores discutiram ontem três requerimentos sobre o assunto, incluindo um que propõe a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a prestação do serviço. Assista as entrevistas no fim da matéria.
Proposto pelo vereador Guilherme Livoti (União), o requerimento que pede a criação da CPI foi proposta nesta segunda-feira e já ganhou a assinatura dos vereadores Danylo Acioli (MDB) e Odarlone Orente (PT).
Ainda no primeiro expediente, o vereador Danylo Acioli, que participou da sessão de forma online, assim como os vereadores Sidnei da Levelimp (MDB) e Pablo da Segurança (Cidadania), abriu as discussões sobre o problema. "A Sanepar vem brincando com a gente. Essa situação já passou do razoável. Precisamos exigir um plano de ação, mas não para daqui a 30 anos, dois anos, precisamos de uma solução para isso para já", comentou.
LEIA MAIS: Apucarana recebe projeto bilionário que integra saneamento regional até 2030
Além da discussão sobre a abertura da CPI, a Câmara aprovou dois requerimentos sobre o assunto. Um deles, também de autoria de Guilherme Livoti, solicita informações ao chefe do Poder Executivo sobre a identificação e atuação do Fiscal e do Gestor do Contrato de Concessão com a Sanepar. "Hoje, a gente não sabe quem é que fiscaliza esse contrato, a quem responsabilizar. Independentemente disso, tenho entrado em contato com o Procon para que a gente dê algum andamento nisso", destaca.
Um segundo requerimento aprovado na Casa, de autoria de Lucas Leugi (PSD), requer informações à Sanepar acerca da constante falta de abastecimento de água na região da Vila Reis e bairros adjacentes. Segundo o vereador, a falta d'água em Apucarana é seletiva e afeta, notadamente, os bairros da periferia. "Por que quem mora no centro tem direito à água e quem mora no bairro não? Não é admissível que nossos trabalhadores não tenham como lavar roupa, como fazer a limpeza nos finais de semana, até porque os moradores do bairro não pagam menos que os do centro", comenta.
Votação
Na sessão desta segunda, também foram aprovados em segundo turno o projeto PL 044, de Danylo Acioli, que cria o “Cadastro Único” para pessoas em situação de rua e estabelece diretrizes para a coleta de dados pessoais dessa população (com voto contrário de Odarlone Orente), e o PL 153, do vereador Pablo da Segurança, que proíbe a comercialização, adulteração, instalação e o uso de escapamentos para motocicletas que produzam ruídos acima do limite máximo permitido.
