Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
MILITARES DA RESERVA

Colégio Heitor inicia modelo cívico-militar em Apucarana

Implantação do regime começa oficialmente nesta quinta-feira no colégio localizado no Núcleo João Paulo

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Colégio Heitor inicia modelo cívico-militar em Apucarana
Autor Colégio Estadual Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado tem 587 estudantes matriculados nos ensinos fundamental e médio - Foto: TNonline

Ocorre nesta quinta-feira (30), às 9 horas, a solenidade de implantação do modelo cívico-militar no Colégio Estadual Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado, localizado no Núcleo João Paulo, em Apucarana. O evento contará com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Educação e Esportes (Seed-PR) e também do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), desenvolvido pelo Ministério da Educação, com apoio do Ministério da Defesa e das Forças Armadas.

A adesão ao modelo cívico-militar foi aprovada pela comunidade escolar em fevereiro deste ano. A consulta pública recebeu 344 votos, sendo 237 a favor da implantação, 102 contra, 3 nulos e 2 brancos. Puderam votar pais, responsáveis e alunos com mais de 16 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O Colégio Estadual Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado tem 587 estudantes matriculados nos ensinos fundamental e médio. Segundo o diretor José Carlos da Silva, sete militares da reserva do Exército já começaram os trabalhos em 1º de junho, em uma fase de aclimatação junto aos estudantes, professores e funcionários. Eles vão trabalhar como monitores, com foco inicial na questão disciplinar.

“A expectativa é a melhor possível. Já estamos percebendo alguns resultados positivos. Não temos mais, por exemplo, a presença de pessoas estranhas à escola na saída das aulas, entre outros avanços no aspecto disciplinar”, diz o diretor.

Ele afirma que, no próximo ano, estão previstas mudanças na grade curricular, com a inclusão de uma disciplina ligada à questão cívico-militar. Além disso, os alunos devem receber uniformes. “Isso, no entanto, ainda vai demorar um pouco”, assinala.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O diretor garante que a receptividade é boa entre alunos e pais, apesar de alguns protestos e críticas ao modelo durante a consulta popular em fevereiro. Na época, houve até uma manifestação em frente à escola contra a proposta.

“A adesão ao regime cívico-militar ocorreu de forma democrática. Os pais tiveram antes da consulta pública acesso a informações sobre o modelo e puderam tirar suas dúvidas. Com o início do projeto, até mesmo alguns alunos contrários já estão mais receptivos com o modelo cívico-militar”, completa.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV