Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
SEGURANÇA

CIPA da Prefeitura de Apucarana promove palestras sobre saúde e segurança no trabalho

Atividades reforçam a prevenção de acidentes, o cuidado com a saúde mental e a valorização dos servidores municipais

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

CIPA da Prefeitura de Apucarana promove palestras sobre saúde e segurança no trabalho
Autor Atividades reforçam a prevenção de acidentes - Foto: - Divulgação Prefeitura de Apucarana

Operários da Prefeitura de Apucarana deram uma pausa no trabalho de manutenção da infraestrutura e da zeladoria da cidade para participar, nesta terça-feira (16/06), da primeira etapa de palestras organizadas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Ministrada pela psicóloga Caroline Sasso de Oliveira, pela assistente social Letícia Matias de Siqueira e pela enfermeira Fernanda Souza, a atividade aconteceu no refeitório do pátio de máquinas municipal e abordou temas como prevenção ao uso de álcool e drogas, impactos da dependência na vida pessoal e profissional, além de assédio no ambiente de trabalho, direitos dos trabalhadores e promoção de relações respeitosas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- leia mais: Apucarana conquista medalhas na Copa Libertadores da América de Karatê

O prefeito Rodolfo Mota parabenizou a Comissão Interna pela iniciativa e reafirmou o apoio da administração municipal às ações voltadas à saúde, segurança e qualidade de vida dos servidores. “Essa é uma iniciativa muito importante e que está totalmente alinhada aos propósitos da nossa gestão.Temos trabalhado para valorizar o servidor público, porque entendemos que por trás de cada função existe uma pessoa, um pai, uma mãe, um filho, um ser humano que enfrenta desafios, emoções, preocupações e dificuldades como qualquer cidadão. Cuidar do servidor é cuidar das pessoas”, afirmou.

A psicóloga Caroline Sasso de Oliveira explica que a ação foi organizada a partir da necessidade de ampliar o debate sobre saúde mental no ambiente de trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Identificamos a importância de abordar temas relacionados à saúde mental dos trabalhadores, especialmente a questão do uso abusivo de álcool e outras drogas. Nossa proposta foi criar um momento de reflexão e diálogo, mostrando como fatores ligados à rotina de trabalho e às condições enfrentadas no dia a dia podem impactar diretamente a saúde mental e, consequentemente, favorecer situações de abuso de substâncias”, afirmou.

Segundo ela, também foram abordadas questões relacionadas aos direitos dos trabalhadores e ao assédio no ambiente profissional. “Entendemos que temas como respeito nas relações de trabalho, prevenção ao assédio e valorização do trabalhador estão diretamente ligados à saúde mental. Quando não há atenção ao bem-estar das pessoas, podem surgir situações de sofrimento emocional que afetam tanto a vida pessoal quanto o desempenho profissional”, destacou.

📲Entre no nosso canal de notícias do WhatsApp do TN

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caroline observa ainda que a realidade específica dos servidores operacionais motivou a escolha dos temas trabalhados. “Estamos falando de um ambiente onde existe esforço físico intenso e desafios próprios da atividade. Além disso, é um espaço predominantemente masculino, onde muitas vezes ainda existe dificuldade para falar sobre sofrimento emocional ou buscar ajuda. Queremos contribuir para quebrar esse paradigma e reforçar que cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física”, concluiu.

O assessor em Saúde e Segurança do Trabalho da Prefeitura de Apucarana, Noel Francisco de Souza, explica que a atividade integra a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), realizada anualmente em órgãos públicos e empresas privadas. De acordo com ele, também haverá palestras nos dias 23 e 30 de junho, contemplando outros grupos de servidores.

“O objetivo é orientar os servidores sobre temas atuais e relevantes e também atender às atualizações da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que passou a dar maior atenção aos riscos psicossociais no ambiente de trabalho. Hoje não podemos olhar apenas para os riscos físicos. É preciso considerar também fatores que afetam a saúde mental e emocional dos trabalhadores. Por isso, estamos trabalhando esses temas dentro das ações da CIPA da Prefeitura, buscando promover um ambiente mais seguro e saudável para todos”, destacou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

‘Noel ressalta ainda que a Prefeitura tem fortalecido os canais de diálogo com os servidores para atender demandas relacionadas à segurança do trabalho. “Mantemos uma relação próxima com os trabalhadores, ouvindo suas necessidades e buscando oferecer melhores condições para o desempenho das atividades. Isso inclui o fornecimento de equipamentos de proteção individual, melhorias nas condições de trabalho e orientações permanentes voltadas à prevenção. Nosso compromisso é garantir mais segurança, saúde e qualidade de vida aos servidores municipais”, concluiu.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV