Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
ECONOMIA

Apucarana reduz dívida em R$ 800 milhões após acordo histórico com a União

Renegociação com Tesouro e Banco do Brasil tira município do topo do ranking nacional de endividamento

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline



O município de Apucarana deixou de ostentar o título de cidade mais endividada do Brasil após uma renegociação considerada histórica pelo prefeito Rodolfo Mota (União Brasil) com o Tesouro Nacional e o Banco do Brasil. O acordo, anunciado na manhã desta quarta-feira (14), reduziu o estoque da dívida pública municipal em cerca de R$ 800 milhões, fazendo o passivo cair de R$ 1,254 bilhão para aproximadamente R$ 454 milhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- LEIA MAIS: Suspeito invade casa no Sumatra II e Rotam estoura 'cofre' do tráfico

Durante coletiva de imprensa, o prefeito afirmou que o resultado representa um divisor de águas para a administração pública local. “Apucarana não é mais a cidade que tem a maior dívida do Brasil. Esse era um título que o povo não aceitava e não compreendia”, declarou. Segundo Rodolfo Mota, o valor abatido é superior ao orçamento anual do município, estimado em R$ 670 milhões, e supera, inclusive, a dívida total de grandes clubes de futebol do país.

De acordo com o prefeito, a dívida acumulada ao longo de três décadas comprometia a capacidade de investimento do município, impedindo a obtenção de certidões negativas e o acesso a financiamentos para obras estruturantes. “Quem está com o nome no Serasa não consegue comprar uma casa. Era isso que acontecia com a prefeitura. Por isso, Apucarana praticamente não viu grandes obras nos últimos 20 anos”, comparou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

							Apucarana reduz dívida em R$ 800 milhões após acordo histórico com a União
AutorO anúncio foi feito nesta quarta-feira (14) - Foto: Lis Kato/TNOnline

No último ano, a administração também quitou cerca de R$ 14 milhões em precatórios e aproximadamente R$ 7 milhões em débitos previdenciários com o INSS. Com o alívio fiscal, a prefeitura projeta um pacote de investimentos para 2026, que inclui a meta de alcançar 100% da cidade com iluminação em LED e pavimentação asfáltica, além da implantação de asfalto quente (CBUQ) e concreto em estradas rurais.

O governador do Paraná deve visitar Apucarana nos próximos dias, durante as comemorações do aniversário do município, para anunciar novos investimentos que dependiam da regularização das contas públicas.

📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar do avanço, o prefeito alertou que o cenário ainda exige cautela. O município opera atualmente amparado por uma liminar judicial que impede o bloqueio de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), mas a decisão perde validade no dia 19 de março. “O maior passo foi dado, mas uma dívida de R$ 454 milhões ainda é muito grande”, ressaltou Mota.

Segundo ele, novas negociações devem ser retomadas em Brasília com o Tribunal Regional Federal (TRF) e a Advocacia-Geral da União (AGU), com o objetivo de parcelar o saldo remanescente, possivelmente por meio da PEC 66, antes que a liminar expire e os bloqueios de verbas possam voltar a ocorrer.

NOVO INVESTIMENTO

O anúncio contou com a presença da deputada federal Luísa Canziani (PSD), que classificou a renegociação como um marco de responsabilidade fiscal. “É uma notícia que alivia e tranquiliza o coração de todos que amam nossa cidade. A partir de agora, Apucarana entra em um novo momento, com mais equilíbrio e respeito às contas públicas”, afirmou a parlamentar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além de vereadores, secretários municipais, servidores e lideranças locais, a coletiva também foi marcada por um anúncio de investimentos futuro "misterioso". Luísa Canziani adiantou que um novo projeto estruturante, em parceria com o governador Ratinho Júnior (PSD) e a Secretaria de Inovação, deve ser divulgado em breve. “É uma conquista tão grande quanto foi a vinda da UTFPR para Apucarana”, disse, sem detalhar a iniciativa, que deve estar ligada às áreas de inovação e tecnologia.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV