Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
AEDES AEGYPTI

Apucarana implanta ações de prevenção à dengue com a mudança do clima

Cidade registra 1.968 casos e dois óbitos em 2025; saiba mais

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Apucarana implanta ações de prevenção à dengue com a mudança do clima
Autor Um único mosquito pode voar até 150 metros, segundo a AMS - Foto: Divulgação

Com o fim do inverno e o início do clima propício para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, a Secretaria Municipal de Saúde de Apucarana já reforça as medidas de controle. “Nossas equipes já estão monitorando ovitrampas e implantando estratégias com novas tecnologias para combater o mosquito desde o início do ciclo de reprodução, que começa agora, entre setembro e outubro. Mas sem a colaboração da população, não será possível vencer essa luta. A prevenção é o melhor remédio: cuidar do seu lar é cuidar de todos”, frisa o prefeito Rodolfo Mota.

-LEIA MAIS: Criança de 11 anos morre após ser espancada por colegas em escola

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Ele chama a atenção para a gravidade da doença. “Dois óbitos já foram registrados neste ano em Apucarana e isso precisa servir de alerta para todos nós. O poder público faz a sua parte, mas a batalha final acontece dentro de cada casa, em cada quintal. Eliminar criadouros é um ato de responsabilidade e solidariedade. A prevenção depende da ação coletiva e urgente de toda a sociedade”, diz o prefeito.

Neste ano, o município registra até o momento 1.968 casos de dengue, sendo que duas pessoas perderam a vida devido ao agravamento da doença. Segundo a Divisão Municipal de Controles de Endemias, somente na última semana epidemiológica 18 casos suspeitos foram registrados. “A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada. Mais de 80% dos focos estão dentro dos quintais das residências. Por isso, cada morador tem um papel fundamental. É preciso tampar caixas d’água, baldes e tonéis, guardar garrafas de cabeça para baixo, manter calhas limpas, colocar areia nos pratos de plantas e também em locais de platibanda onde costuma acumular água. Pneus devem ser guardados em locais cobertos e todo o lixo que possa acumular água deve ser descartado corretamente”, orienta o médico Guilherme de Paula, secretário municipal da Saúde.

Segundo ele, pequenos “descuidos” trazem grandes riscos. “Um único mosquito pode voar até 150 metros. Isso significa que, se o vizinho não cuidar do quintal, todo o bairro pode ser afetado. A ação precisa ser coletiva. Converse com seus vizinhos, una forças e mantenham as casas e ruas livres de criadouros. É uma questão de responsabilidade com a própria vida e com a saúde de toda a comunidade”, alerta Dr. Guilherme.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Informação em tempo real – A Autarquia Municipal de Saúde (AMS), em parceria com o curso de engenharia de computação da UTFPR, mantém o “site da dengue”. A página apresenta um panorama detalhado da doença no município, com o número de notificações, casos confirmados, sintomas, orientações para a prevenção e as funções exercidas pelas equipes de agentes de endemias, além de respostas para mitos e verdades relacionados à doença. O site pode ser acessado pelo endereço: https://dengue.apucarana.pr.gov.br.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV