Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
"ERRADICAR A FOME"

Apucarana debate segurança alimentar e nutricional em conferência

No evento também foram definidos os delegados de Apucarana para participação na 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Apucarana debate segurança alimentar e nutricional em conferência
Autor A conferência aconteceu nesta sexta-feira - Foto: Divulgação/Prefeitura de Apucarana

Com o tema “Comida de Verdade, Democracia e Equidade: Erradicar a fome e garantir direitos”, aconteceu nesta sexta-feira (28/07), nas dependências do Senac Apucarana, a 3ª Conferência Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional. Organizada pelo conselho municipal do segmento (Consea), em parceria com a Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria da Assistência Social, o evento teve como palestrante a nutricionista Tatiana Marin e discutiu o fortalecimento dos equipamentos já existentes, mobilizando representantes da sociedade civil e do poder público na proposição de novas políticas públicas para as esferas municipal, estadual e federal.

Ao lado do prefeito Júnior da Femac, participaram da mesa de honra o vice-presidente da Câmara Municipal de Apucarana, vereador Tiago Cordeiro, o presidente do Consea, David de Brito, a secretária Municipal da Assistência Social, Jossuela Pirelli, a secretária Municipal da Educação, Marli Fernandes, a representante do Escritório Regional da Seab, Araceli da Silva Prates, a representante do IDR-PR, Rafaela Cristina Bernardo, e o presidente da Cooperativa dos Cafeicultores de Pirapó (Coocapi), Nilton Fornaciari, que no ato representou os agricultores locais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

“Este é um momento de grande relevância, um palco de participação popular onde são propostas ideias para que o poder público coloque em prática. A segurança alimentar e nutricional da população é uma prioridade desta administração. Em 2019, quando assumi como prefeito, baixei uma norma a toda minha equipe, a de trabalhar incessantemente para que ninguém passe fome em Apucarana”, disse o prefeito Júnior da Femac, citando ações de fortalecimento, criação de novas políticas públicas e programas que vêm garantindo o acesso de todas as pessoas a uma alimentação saudável.

- LEIA MAIS: Programas de Residência em Saúde de Apucarana promovem encontro

“Iniciativas como o Restaurante Popular, o programa Feira Verde, que troca material reciclável por hortifruti adquiridos dos nossos produtores rurais, repasse de cestas básicas – que somou quase 12 mil atendimentos somente no primeiro semestre – , um programa de alimentação escolar que é um dos melhores do Brasil e que serve diariamente cerca de 42 mil refeições aos alunos dos centros infantis e escolas do município, o programa de Hortas Solidárias, refeições do Centro Pop, enfim, uma série de ações que garantem com que o alimento, que é farto em nossa cidade e região, chegue à mesa das pessoas”, detalhou o prefeito Júnior da Femac, enaltecendo ainda políticas de valorização, apoio técnico e operacional direcionado ao produtor rural.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lembrando dos desafios vivenciados durante a pandemia da Covid-19, o presidente do Consea, David de Brito, destacou a mobilização das entidades locais em favor da segurança alimentar e nutricional. “Uma união que está muito bem representada nesta conferência, com a grande presença. Entidades e profissionais que, ao lado do Consea e do poder público municipal, mantiveram-se firmes durante toda pandemia. Muito importante esta participação. A conferência é um espaço de discussão para que tenhamos mais avanços”, assinalou Brito.

O vice-presidente do Legislativo Municipal, vereador Tiago Cordeiro disse que a conferência debate temática vital para a sociedade. “Um momento de grande relevância, pois aqui é proposto o aprimoramento das políticas que visam garantir que a pessoa tenha acesso à alimentação todos os dias, que é um direito básico do ser humano. Felizmente, em Apucarana vemos as coisas acontecerem com vários programas de combate à fome”, parabenizou Cordeiro.

Através de oficinas, os participantes da conferência se dividiram em grupos para trabalhar propostas com foco em três eixos, sendo o Eixo 1 – Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional; Eixo 2 – Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada; e Eixo 3 – Democracia e participação social.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Em Apucarana, como bem assinalou o prefeito, ninguém passa fome, pois a comida é de verdade. Em nossa cidade há debate sério, organizado e comprometido com tudo ligado ao bem-estar das pessoas. Com certeza, através desta conferência, que é um lugar de provocação, coisas novas vão surgir dentro da política de segurança alimentar e nutricional, dando continuidade e fortalecimento de ações em sintonia com o D.H.A.A. (Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável)”, disse Jossuela Pirelli, secretária municipal da Assistência Social. No evento também foram definidos os delegados de Apucarana para participação na 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV