Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
APUCARANA

Consórcio finaliza plano da Metrópole Paraná Norte

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Consórcio finaliza plano da Metrópole Paraná Norte
Autor Foto: Divulgação - Foto: Reprodução

O Governo do Paraná recebeu nesta sexta-feira (22) o Plano da Metrópole Paraná Norte. O documento, com mais de 200 páginas, contêm ações e diretrizes para atração de investimentos e desenvolvimento da região ao longo dos próximos 15 anos e foi entregue pelo consórcio responsável ao secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge, durante conferência regional realizada no auditório do Senac de Apucarana. 

Além do prefeito de Apucarana, Júnior da Femac, e outros prefeitos da região, a solenidade contou com a presença da deputada Federal Luisa Canziani e do ex-prefeito de Apucarana e atual Secretário de Estado da Saúde, Dr. Beto Preto, que é um dos entusiastas da iniciativa.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Financiado pelo Banco Mundial, o plano técnico é fruto de 19 meses de ampla pesquisa e diagnóstico da região. Fundamentado em quatro eixos de estudos: Socioterritorial, Meio Ambiente, Infraestrutura, Economia e Institucional, o estudo contou com consultoria das empresas Cobrape e Urbtec e aponta caminhos para a construção de cenários e visão de futuro para o desenvolvimento integrado da Metrópole Paraná Norte, que compreende 15 municípios: Apucarana, Arapongas, Cambé, Cambira, Ibiporã, Jandaia do Sul, Jataizinho, Londrina, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Maringá, Paiçandu, Rolândia e Sarandi.

“Este documento foi construído a várias mãos, ouvindo as diferentes opiniões e tenho a certeza de que se chegou a um resultado que esta região tanto merece. Mas o trabalho esta só no começo, pois mais importante do que planejar é executar. Todo prefeito quer o melhor para o seu município e temos à frente um grande desafio, que é a integração de objetivos e ações, pois se não houver união, não se chegará longe”, salientou Valdemar Bernardo Jorge, secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes do Paraná.  

O representante do governador salientou que a meta é promover desenvolvimento regional de forma distribuída e equânime. “Todo este eixo da Metrópole Paraná Norte que liga Mandaguaçu a Jataizinho, passando por Maringá, Apucarana e Londrina, desenvolveu-se ao redor da ferrovia e o plano aponta o Metrô Pé Vermelho (VLT) como uma possibilidade, um diferencial no que tange a locomoção”, exemplificou o secretário de estado, salientando que o plano pensou a região em todas as suas áreas: econômica, social, infraestrutura, saúde, educação, meio ambiente, entre outras. “Vamos criar agora um grupo gestor, que terá todo apoio do Governo Ratinho Júnior, pois estamos falando de uma região com alto dinamismo econômico e populacional, com vasto potencial de integração e evolução”, disse Valdemar Bernardo Jorge.

Representando os prefeitos dos 15 municípios integrantes do plano de desenvolvimento regional integrado, o prefeito de Apucarana, Júnior da Femac, recebeu o primeiro exemplar. “O que recebemos hoje é um importante manual que vai auxiliar o poder público, a iniciativa privada, as universidades, entidades diversas e sociedade civil como um todo, a construir esta região para os próximos 20 anos, ou seja, nos auxiliará no que fazer a curto, médio e longo prazo para que a região continue avançando”, observou Júnior.

Destacando a atuação do ex-prefeito Beto Preto quando do início dos trabalhos de elaboração e parabenizando o Governo do Paraná pela contratação do plano, Júnior da Femac também ressaltou a importância da continuidade dos trabalhos. “Com planejamento as portas vão se abrindo e agora, com o diagnóstico em mãos, é preciso que haja sinergia entre as cidades-membros para colocarmos em prática as ações”, assinalou Júnior, esclarecendo que no que tange o poder público, haverá intervenções em que cada prefeitura vai atuar de forma independente, de acordo com necessidades internas, e muitas outras oportunidades em que esforços conjuntos serão imprescindíveis. “Por isto é fundamental que haja essa integração entre as cidades para que possamos avançar sempre, atendendo como metrópole às necessidades da população”, afirmou Júnior da Femac. Na sua visão, a Metrópole Paraná Norte congrega “o assentamento humano mais bem sucedido do planeta”. “Além do aspecto natural, com solo, água e climas excepcionais, para cá convergiram pessoas com o ideal de constituir família e de trabalhar”, concluiu.
Com quase 2 milhões de habitantes, os 15 municípios da Metrópole Paraná Norte concentram 15% da população e quase 14% do PIB do Paraná. Para a construção do plano foram 19 meses de trabalho, 20 reuniões técnicas, 21 oficinas participativas e 4 audiências públicas que reuniram mais de 700 pessoas - representantes da sociedade civil organizada e dos poderes públicos federais, estaduais e municipais. O Plano de Ação e todos os relatórios elaborados sobre a região estão disponíveis no site: www.metropoleprnorte.com.br.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV