Incêndios ambientais voltam a deixar Bombeiros de Apucarana em alerta

Depois de um período sem registros, os incêndios ambientais voltaram exigir trabalho do Corpo de Bombeiros em Apucarana. De acordo com o setor de relações públicas da corporação, neste mês de setembro foram registradas 12 queimadas em Apucarana, duas delas na tarde desta quinta-feira (13).
Segundo os Bombeiros, setembro é historicamente um dos meses no qual aumentam os casos de incêndio em vegetação por conta das condições climáticas.
O tempo seco combinado com a baixa umidade relativa do ar colabora para a propagação de chamas em vegetações rasteiras e também em matas mais densas.
Os Bombeiros alertam ainda que materiais jogados às margens de rodovias e nos matos, como bitucas de cigarros contribuem para a ocorrência de incêndio ambientais.
Além do calor, e da baixa umidade do ar outro fator climático que colabora para os incêndios é o vento, que ajuda a espalhar as chamas.
Campanhas educativas
Para alertar sobre os riscos de incêndio, o Corpo de Bombeiros tem uma série de campanhas educativas para conscientizar a população. Jogar bitucas de cigarro no mato, acender fogueiras por brincadeira e soltar balões também podem ocasionar novos incêndios.
O órgão também procura incentivar as pessoas a ligar imediatamente para o telefone 193 ou para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Apucarana (fone 3423-0142) assim que presenciarem focos de incêndio.
Crime
Provocar incêndios em vegetação nativa sem a devida autorização é crime. O dono do terreno ou a pessoa responsável pelo manejo do fogo pode sofrer as sanções previstas na Lei de Crimes Ambientais e receber multas que variam de acordo com a área queimada.
